Desempenho térmico das edificações: aprenda tudo sobre esse requisito habitacional

O desempenho térmico das edificações é um dos requisitos habitacionais determinados pela NBR 15575, cujo foco é o desempenho geral das construções habitacionais.

O profissional que conhece todas essas normas é capaz de desenvolver projetos que fornecem uma experiência agradável aos futuros moradores da edificação.

Dessa forma, se você deseja aprender mais sobre a NBR 15575 e o desempenho térmico das edificações, continue lendo este artigo.

Boa leitura!


O que é a NBR 15575?

A NBR 15575 diz respeito ao desempenho térmico das edificações. Com base nela são estabelecidas normas indispensáveis para que uma obra esteja adequada para o consumidor. Sendo considerada um dos requisitos habitacionais atualmente, a norma preza pelo bem-estar, pela vida útil da construção, pela segurança e pela higiene.

Para isso, esse dispositivo elaborou uma série de critérios que devem ser seguidos pelas construtoras, de forma que o imóvel tenha uma boa qualidade de uso no futuro.

Ou seja, o foco principal dessa norma é garantir que as edificações tenham alta vida útil, sejam seguras, estáveis, acessíveis e confortáveis para os seus moradores.

Outra característica importante da NBR 15575 é que ela não engloba somente a construtora do imóvel como também a empresa fornecedora de materiais, os engenheiros, os arquitetos e até os compradores.

Afinal, como ela diz respeito à qualidade do desempenho térmico da construção após finalizada, essa norma também afeta quem a utiliza.

 

Desempenho térmico das edificações

 

Quais são os requisitos relacionados à habitabilidade?

A NBR 15575 aborda três exigências principais relacionadas ao desempenho térmico das edificações: habitabilidade, segurança e sustentabilidade.

Todavia, iremos nos aprofundar na primeira, que visa garantir uma experiência de qualidade ao futuro morador do imóvel.

A habitabilidade é dividida em sete requisitos do usuário. Conheça-os a seguir:


Estanqueidade da água

A falta de atenção a esse requisito pode ocasionar fungos ou problemas de corrosão na estrutura do imóvel, devido à concentração de umidade no ambiente.

Portanto, para evitar problemas de saúde ou na duração do imóvel, a NBR 15575 exige que sejam seguidos critérios de estanqueidade em ambientes molhados (sujeitos a lâminas d’água) e molháveis (sujeitos a respingos d’água).

Normalmente essas áreas são:

  • Coberturas
  • Fachadas
  • Instalações hidrossanitárias
  • Pisos em ambientes molhados (banheiro, piscina…)

Desempenho térmico

Esse requisito visa garantir um bom desempenho térmico da edificação a partir da manipulação de condições naturais, como ventilação e iluminação solar.

O desempenho térmico da edificação afeta diretamente a habitabilidade da construção, uma vez que possibilita uma utilização termicamente confortável e, como consequência, economia de energia elétrica.

Para isso, os projetistas devem se atentar a quatro fatores principais do imóvel:

  • Finalidade;
  • Características (materiais usados, número de andares…);
  • Local (temperatura, direção do vento…);
  • Moradores (quantidade, faixa etária, mobílias…).

A partir da análise desses dados é possível garantir o melhor desempenho térmico possível para aquele imóvel.


Desempenho acústico

Não há nada pior do que habitar um ambiente sujeito a ruídos externos.

Para evitar esse problema, a NBR 15575 exige a adequação de estruturas do imóvel, como cobertura, entrepisos e paredes.

Todavia, a norma não afeta ruídos com origem interna, mas sim originados em ambientes externos, como aqueles que vêm de outros apartamentos e de áreas comuns do edifício.


Desempenho lumínico

Esse requisito tem como função regular o acesso à luz diurna e artificial nos imóveis habitacionais.

Aqui, você encontra alguns requisitos de outra norma, a NBR 5413, que se refere à iluminação artificial em todos os tipos de edificações.


Saúde, higiene e qualidade do ar

Para garantir a salubridade da moradia, esse requisito apresenta algumas normas que devem ser seguidas pela construtora, como a instalação de estanques, evitando infiltrações.

Ademais, você também deve ficar atento ao que trazem as legislações do município ou estado, aos Códigos Sanitários e as regulamentações estipuladas pela Anvisa.


Funcionalidade e acessibilidade

A funcionalidade estipula uma altura mínima para o pé-direito do ambiente e garante que cada cômodo tenha espaço suficiente para as suas determinadas mobílias.

Já a acessibilidade exige algumas adaptações nos edifícios habitacionais, de forma que sejam de fácil acesso aos portadores de necessidades especiais.


Conforto tátil e antropodinâmico

O conforto tátil leva em consideração os dados sobre os futuros moradores para determinar fatores como força e forma de acionamento de dispositivos, como é o caso das torneiras.

Já o conforto antropodinâmico determina outros detalhes importantes, como a velocidade dos elevadores e o declive das rampas.

 

 

 

Quais as características consideradas na avaliação do desempenho térmico das edificações?

Como você viu anteriormente, o desempenho térmico das edificações é um dos requisitos de habitabilidade da NBR 15575.

Portanto, vamos conhecer um pouco mais sobre como é feito o estudo desse requisito.

Para realizar a avaliação desse tipo de desempenho, os especialistas devem levar em consideração dados sobre as trocas térmicas da edificação com o ambiente externo.

As características avaliadas são:

  • Radiação solar;
  • Umidade relativa do ar;
  • Variação da temperatura do ar;
  • Velocidade e direção do vento.

Fique atento, pois esses dados devem ser calculados em todos os horários do ano, possibilitando uma conclusão mais aprofundada.


Qual a importância de estudar o desempenho térmico das edificações?

Ao estudar esse tipo de desempenho das edificações, os planejadores conseguem determinar uma série de fatores, os quais visam aumentar o conforto térmico das residências.

Além disso, devido à otimização da temperatura gerada naturalmente, é possível economizar energia elétrica, tanto nos dias mais quentes quanto nos mais frios.

Como consequência, uma edificação cujo desempenho térmico foi estudado também é mais sustentável comparada àquelas em que não houve esse aprofundamento técnico.

Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções para o seu projeto.


Gostou desse artigo? Confira também no nosso
blog:


Conheça a CMC

A CMC é uma empresa especializada em soluções construtivas de espaços modulares, além de fornecer uma linha completa de produtos que atendem aos setores da construção civil, petróleo & gás, recursos naturais, eventos, entre outros.

Os seus produtos se destacam pela agilidade na montagem, flexibilidade modular e mobilidade.

A qualidade é garantida por meio de um processo produtivo com rígido sistema de controle e aplicação de materiais de primeira linha.

Portanto, se você deseja um parceiro sério para te ajudar na construção de edificações seguras e eficientes, pode contar conosco.