Atingir novos níveis de produtividade e qualidade é muito interessante e desejado pelo setor de construção civil. Quando uma construtora consegue cumprir projetos de maneira facilitada e otimizada, tanto o negócio quanto o cliente saem favorecidos.
Nesse sentido, as novas tecnologias são de grande auxílio, pois resolvem muitos problemas e transformam paradigmas. Reconhecer as tendências da área, portanto, é uma forma de se preparar para oferecer o que existe de mais moderno.
Light Steel Frame
O Light Steel Frame é um sistema construtivo diferenciado, feito basicamente de aço galvanizado e que se adapta às necessidades de cada projeto. Alternativo à alvenaria comum, o steel frame também pode ser utilizado em telhados.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), o LSF foi apontado como uma das tecnologias da construção principalmente porque oferece redução no tempo construtivo, diminuição dos custos e aumento da sustentabilidade.
Estruturas modulares
Outra possibilidade consiste no uso de estruturas modulares para facilitar o processo construtivo, como no caso de containers. As facilidades envolvidas no uso desse recurso são variadas, como a grande mobilidade, custo baixo e alta sustentabilidade.
O container é uma opção diversificada, podendo servir tanto para a construção de casas quanto para elementos comerciais ou de eventos. Os Jogos Olímpicos de 2016 são exemplos, tendo usado esses recursos principalmente na área dedicada à imprensa cobrindo o evento.
Materiais diferenciados
O desenvolvimento de pesquisas ligadas à área tem trazido novos materiais para uso na construção civil. Tintas que ajudam a conduzir eletricidade ou um concreto que brilha no escuro são alguns exemplos de elementos.
Há, ainda, contrapiso autonivelante, tijolos especiais, revestimentos tecnológicos e muito mais. Alguns são específicos para certas obras — como construções de alto padrão —, mas todos trazem novas e melhores possibilidades para os projetos.
Energias sustentáveis
Seguindo a onda de sustentabilidade, tem sido crescente o uso de tecnologias voltadas para esse conceito, começando logo no canteiro de obras.
É o que acontece com o uso de energias sustentáveis e que são capazes de diminuir o consumo necessário para que tudo funcione.
Somando isso a materiais e sistemas igualmente sustentáveis — como o Light Steel Frame —, a tendência é que os processos se tornem cada vez mais amigos da natureza.
Tecnologia da informação aplicada à construção
Não dá para ignorar, também, o papel que a tecnologia de informação desempenha entre as tendências. Se, antes, muitos desses recursos eram limitados a empresas de grande porte focada em transações de negócios, hoje eles podem estar no canteiro de obras.
O uso de sistemas de gerenciamento, por exemplo, permite um controle efetivo de custos, prazos e usos de materiais.
As análises de Big Data e Business Intelligence, por sua vez, oferecem novas possibilidades e permitem a otimização contínua dos processos, sendo cada vez mais empregadas.
Conhecendo as tendências tecnológicas da construção civil, é possível aproveitar essas opções em busca de mais resultados. Além disso, é um jeito de oferecer sempre o que há de mais moderno para os clientes.
Se você gostou dessas informações, acompanhe a CMC nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin esperando pela sua participação.