Condomínio sustentável no Brasil: como aproveitar as vantagens e se destacar no mercado?

 

 

 

Alma-Marau-Fotos-do-projeto

Alma Maraú – Realização F2 Incorporadora e Construtora e Pentagna Incorporadora

 

Inicialmente, a ideia de um condomínio sustentável no Brasil pode parecer utópica. Afinal, é necessário aplicar uma série de medidas práticas, investir em conscientização e esperar uma boa dose de bom senso das pessoas envolvidas.

Mas, diferentemente do que se imagina, em todo o mundo já existem locais que puseram em prática ações sustentáveis. É possível encontrar lugares que investiram no plantio de hortas e no desenvolvimento de áreas verdes, até empreendimentos mais robustos, com implantação de sistemas de captação de energia solar, por exemplo.

Ou seja, existem muitas formas de implementar ideias sustentáveis nesses espaços. Neste artigo, você saberá o que é um condomínio sustentável no Brasil e quais são as vantagens da arquitetura modular em projetos desse tipo.

Vamos lá!

 

Condomínio sustentável no Brasil: como a preocupação vem crescendo nos últimos anos

No Brasil, já é possível identificar o crescimento de condomínio sustentável de baixo impacto ambiental. Aos poucos, esse tipo de empreendimento tem conquistado espaço no mercado da construção civil nacional. Só para se ter uma noção, até 2020 existiam 1.308 projetos registrados; desses, 504 eram certificados como construções verdes.

Vale salientar também que, em 2019, o Brasil esteve na 4ª posição do ranking mundial de construções com certificação Leadership in Energy and Environmental Design (Lead). Esse levantamento criado pela United States Green Building Council (USGBC) foi criado para promover e estimular ações voltadas à preservação do meio ambiente.

As construções verdes foram se popularizando ao longo do tempo e deixaram de ser vistas apenas como projetos luxuosos ou de alto padrão. Hoje, é possível encontrar empreendimentos populares que se preocupam com o meio ambiente e com os impactos da degradação de espaços públicos.

Os condomínios sustentáveis trazem muitos benefícios à natureza e ao ser humano, em curto prazo. Eles ajudam a impedir o avanço da poluição no planeta e mantêm a preservação dos recursos naturais desde os dias de hoje até as gerações futuras.

O que é um condomínio sustentável?

O condomínio sustentável é um local utilizado como residência de famílias, onde toda a sua construção é pensada com o objetivo de reduzir ao máximo os impactos das agressões ao meio ambiente. Esse espaço é planejado e desenvolve ações para evitar desequilíbrios sociais e ambientais.

A partir daí, é possível ver atitudes mais conscientes, como a redução do desperdício de água e energia, a diminuição da poluição do ar, a implementação de áreas verdes, o aproveitamento da luz natural e muito mais.

Outras ideias sustentáveis muito comuns em condomínios sustentáveis são:

 

  • compartilhamento de bens;
  • responsabilidade social;
  • reúso da água da chuva;
  • uso de lâmpadas de LED;
  • implementação da coleta seletiva;
  • prática da compostagem;
  • plantação de hortas orgânicas;
  • revitalização de espaços;
  • instalação de cisternas;
  • instalação de painéis solares;
  • acessibilidade nas áreas externas e comuns;
  • investimento em telhados verdes;
  • aquisição de bicicletários;
  • etc.

 

Também são realizados encontros participativos para falar sobre a destinação correta de resíduos químicos e biológicos e o uso racional dos recursos naturais. Afinal, o objetivo é fazer com que os moradores entendam as consequências da ação humana no meio ambiente e possam contribuir para a construção de um mundo melhor para os jovens.

Aliás, as soluções sustentáveis para condomínios também trazem muitas vantagens aos condôminos e donos de imóveis, como:

 

  • promovem a educação ambiental;
  • diminuem os impactos ao meio ambiente;
  • reduzem os custos no condomínio;
  • melhoram a saúde e a qualidade de vida das pessoas ao entorno;
  • educam as novas gerações;
  • trazem um ambiente mais agradável e limpo;
  • valorizam os imóveis.

Vantagens da arquitetura modular para um condomínio sustentável no Brasil

Quando falamos em condomínio sustentável no Brasil, não podemos deixar de mencionar as vantagens das construções modulares para esse tipo de empreendimento. Rápida, sustentável e inovadora, a arquitetura modular vem ganhando espaço no Brasil e se consolida atualmente como uma tendência vanguardista.

Já conhecida em outros países, ela se diferencia de tudo o que já conhecemos sobre construções tradicionais, feitas de alvenaria. Por esse motivo, essa é uma alternativa interessante para a implementação de um residencial sustentável. Confira suas principais vantagens.

 

Economia de água

Uma das vantagens de realizar um investimento sustentável fazendo uso da construção modular é a economia de água durante a obra. Além disso, ainda é possível realizar investimentos voltados à reutilização da água da chuva e formas de economizar água potável.

 

Energia solar

Existem diversos projetos de economia de energia que podem ser implementados. Um deles é a instalação de placas solares para auxiliar no controle da energia dos ambientes.

 

IPTU Verde

Quem implementa uma arquitetura modular em condomínios sustentáveis também pode ter um abatimento no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). O IPTU Verde é um programa que oferece um percentual de desconto sobre os valores do tributo. Ele é cedido aos empreendimentos que implementam medidas sustentáveis em seus ambientes, visando à proteção, preservação ou regeneração da natureza.

 

Maior qualidade de vida

Espaços verdes trazem uma sensação maior de bem-estar e qualidade de vida aos moradores. Essa é uma das vantagens mais perceptíveis do condomínio sustentável.

 

Valorização do imóvel

Empreendimentos construídos com baixo impacto à natureza tendem a ter um valor mais interessante no mercado imobiliário. Isso se deve ao fato de que esse local proporciona benefícios aos moradores e vantagens significativas em relação aos custos.

E quem investe em imóveis desse tipo também se beneficia. Dessa forma, um condomínio sustentável é altamente valorizado no Brasil.

 

A experiência da CMC na construção de condomínio sustentável

 

 

Alma-Marau-Fotos-internas-do-projeto

/> Alma Maraú – Realização F2 Incorporadora e Construtora e Pentagna Incorporadora

 

Ter responsabilidade social e respeito à natureza deve ser sempre incentivado na sociedade. Mas desenvolver ideias inovadoras para condomínios que estejam de acordo com as boas práticas de preservação e que reduzam o impacto ambiental das obras é dever, sobretudo, das empresas.

Um exemplo claro dessa possibilidade foi a construção do Alma Maraú, que é considerado o maior empreendimento modular da América Latina. Com um terreno de 40 mil m² e 32 unidades de luxo à beira mar, o Alma é um exemplo claro de que é possível aliar construção civil a boas práticas de sustentabilidade. 

A CMC garantiu agilidade na entrega e a minimização dos impactos na natureza, construindo todas as unidades a 2.000 km de distância, chegando prontas para instalação no local. Uma experiência que nos garante investir cada vez mais em projetos desafiadores com a certeza de entregas de excelência.

 

 

Alma-Marau-Foto-interna

Alma Maraú – Realização F2 Incorporadora e Construtora e Pentagna Incorporadora

 

Por isso, se você quiser transformar espaços comuns em áreas mais verdes e sustentáveis, é fundamental levar em consideração as dicas que demos neste artigo.

Agora que você já sabe o que torna um condomínio sustentável, escolha a CMC para desenvolver o seu condomínio sustentável no Brasil. A empresa é experiente em construção modular e está atenta às questões do meio ambiente, bem como às novas tecnologias que auxiliam no desenvolvimento de ideias sustentáveis. Entre em contato com a gente e faça um orçamento.

 

Gostou do artigo sobre construção modular? Confira também outros temas em nosso blog:

 

Isso vai fechar em 0 segundos