Confira as tendências para o futuro com a construção sustentável

A sustentabilidade é um conceito que vem sendo aplicado por empresas de diversos segmentos ao redor do mundo. Não por acaso, a construção civil é um desses setores que adaptou seus serviços, produtos e processos para uma nova realidade.

Em outras palavras, o que vem ocorrendo é uma mudança de pensamento e comportamento por meio da construção sustentável.

A construção sustentável diz respeito ao uso de materiais de forma consciente e à qualidade dos serviços. Ela impacta diretamente a vida das pessoas e dos consumidores, o planeta e o dia a dia das empresas.

Diante do exposto, é fundamental que os profissionais estejam atualizados sobre esse tema, para que possam acompanhar as transformações que vêm ocorrendo. Por isso, neste artigo, você entenderá tudo sobre construção sustentável. Acompanhe!

 

Construção sustentável: conheça o conceito e como ele surgiu

A construção sustentável é um tipo de processo que tem como objetivo estabelecer o equilíbrio entre os ambientes naturais e ambientes construídos. Ou seja, ela busca a harmonia entre o progresso, as transformações tecnológicas e a manutenção dos recursos naturais.

Por esse motivo, o conceito estabelece uma série de apontamentos e parâmetros para manter o padrão de qualidade das obras, sem deixar de lado a equidade econômica, o bem-estar humano e a proteção do meio ambiente. Por isso, deve-se observar não só os aspectos naturais, como também os aspectos econômicos e sociais.

O seu conceito surgiu em 1970, logo após a crise do petróleo, quando foi preciso rever a utilização da energia e criar formas de utilizá-la. No entanto, a construção sustentável evoluiu ainda mais ao longo do tempo e ganhou mais força a partir de 1990, quando órgãos internacionais estabeleceram regras para o uso dos recursos naturais.

Nesse mesmo período, a construção civil precisou criar alternativas sustentáveis e modificar tudo o que se sabia sobre construção. Entenda, a seguir, o que torna uma obra sustentável.

 

Confira as principais características de uma construção sustentável

Sabe-se que o setor da construção civil é um dos responsáveis por impactos negativos ao meio ambiente. Sozinho, ele pode trazer consequências que atingem diretamente os recursos naturais, promover mudanças no solo e na vegetação e provocar gastos na energia elétrica, por exemplo.

Por esse motivo, a construção civil vem desempenhando um papel fundamental para lidar com a questão da sustentabilidade. Ou seja, a adoção de novas práticas ambientais, econômicas e sociais já são consideradas durante a evolução de um empreendimento.

Listamos, a seguir, algumas características básicas que tornam uma edificação sustentável:

 

  • execução de obras sustentáveis com foco na redução dos impactos;
  • durabilidade e qualidade do processo de construção;
  • desenvolvimento de projetos integrais, que contemplem todas as etapas;
  • aproveitamento dos recursos naturais;
  • conforto acústico, térmico e lumínico;
  • criação de sistemas de gerenciamento do consumo de água e energia;
  • redução na geração de resíduos;
  • manejo correto de materiais de construção sustentáveis, como concreto, plástico, aço, granito etc.;
  • encaminhamento dos resíduos para reciclagem;
  • uso racional de tecnologias que não impactem o meio ambiente;
  • saúde e qualidade de vida dos colaboradores, da população e de outros envolvidos;
  • responsabilidade social.

 

Quais são os tipos de construções sustentáveis?

Como você pode perceber, as obras sustentáveis abrem um leque de possibilidades para que a construção civil se desenvolva lado a lado com a preservação dos recursos naturais, oferecendo maior qualidade de vida, aliada a edificações mais inteligentes e prontas para um futuro ainda mais tecnológico.

Conheça agora quais são os tipos de construções sustentáveis e como elas funcionam.

 

Construção modular

A construção modular é um método contemporâneo, que traz muitos benefícios para a construção civil. É altamente sustentável e tecnológico, tem o tempo de execução reduzido e uma menor formação de entulho.

Os módulos são padronizados e pré-fabricados para serem transportados ao canteiro de obras e montados de acordo com as necessidades do cliente. As estruturas são flexíveis, adaptáveis e contam com tratamento acústico e térmico, um conforto a mais para os moradores.

 

Steel frame

Já esse modelo utiliza perfis de aço galvanizado e, assim como na construção modular, são montados no canteiro de obras. Esse tipo de construção sustentável é rápido, limpo e evita desperdícios.

 

Telhados verdes

O telhado verde é uma espécie de cobertura feita com plantas. Essa é uma técnica cada vez mais comum na construção civil e envolve sistemas de impermeabilização e de plantio, desenvolvidos por um profissional qualificado.

 

Energia solar

A produção de energia solar é altamente eficiente e sustentável. Esse método ajuda a reduzir a energia elétrica e, consequentemente, o custo para o morador. Contudo, a arquitetura desse projeto de construção civil sustentável  deve ser bem pensada, para que a estratégia seja funcional.

 

Benefícios da construção sustentável

Percebeu como a edificação sustentável é diversa? São inúmeras opções para tornar o seu projeto mais funcional, sem deixar de lado a preocupação com o meio ambiente. Mas não para por aí, a construção sustentável também oferece uma gama de benefícios, que apresentamos logo a seguir. Confira quais são eles.

 

Maior produtividade

Os projetos de construção sustentável são pensados por meio de sistemas tecnológicos, que têm como objetivo reduzir o consumo de materiais e de mão de obra e agilizar o processo da obra, trazendo maior produtividade.

 

Diminuição dos custos operacionais

Por meio das ferramentas da construção civil, é possível ter um orçamento exato e saber quais serão os custos operacionais da obra.

 

Valorização do imóvel

Imóveis sustentáveis são mais valorizados dentro do setor imobiliário, além de serem mais bem-vistos pelos futuros moradores.

 

Redução do uso dos recursos naturais

As construções sustentáveis permitem que os responsáveis pela obra saibam com exatidão a quantidade de materiais que será utilizada. Isso permite uma redução no consumo de água e energia, o que é bom não só para o planeta, como também para a redução dos custos dentro da empresa.

 

Posicionamento de mercado

Empresas que incentivam e aplicam boas práticas ambientais, sociais e culturais são reconhecidas na sociedade como boas para fechar negócio ou até mesmo trabalhar nelas.

 

O que esperar da construção sustentável nos próximos anos?

Para os próximos anos, é possível esperar alguns avanços significativos em relação à construção sustentável. Isso porque algumas soluções já vêm sendo implementadas, apontando para novos caminhos.

Sendo assim, já existem algumas indicações de práticas acessíveis em determinados projetos. Por exemplo, já podemos visualizar em algumas obras a introdução de:

 

  • telhados verdes em empreendimentos sustentáveis;
  • isopet, um material feito de garrafa PETe isopor, resistente ao fogo;
  • tintas ecológicas, livres de sintéticos e petróleos;
  • uso de contêineres como técnica sustentável;
  • sistemas de captação de energia solar em espaços coletivos e privados;
  • sistemas de reaproveitamento de água;
  • entre outros exemplos.

 

CMC: uma indústria de construção sustentável

Quer desenvolver o seu projeto de construção sustentável? Entre em contato com a CMC Modular, converse com um dos nossos consultores e faça um orçamento conosco!

 

Gostou deste artigo? Então, acesse o nosso blog e confira assuntos semelhantes:

Isso vai fechar em 0 segundos