Edifícios Multifamily: conheça os conceitos e as vantagens dessa nova tendência do mercado imobiliário brasileiro

A mudança de comportamento das pessoas em relação à habitação tem possibilitado o surgimento de novas tendências habitacionais. Estamos nos referindo aos edifícios multifamily.

A construção de prédios multifamily, com unidades para locação e apenas um dono, já é uma realidade nas grandes cidades dos Estados Unidos e da Europa. Essas propriedades são alugadas, mas todo o poder de realizar transações e construções fica centralizado nas mãos de uma única pessoa. Achou essa proposta interessante?

Preparamos um conteúdo completo sobre esse conceito, suas vantagens e como a construção modular pode ser uma aliada dessa tendência de mercado.

Vamos lá!

 

O que é multifamily?

Multifamily é um complexo de casas ou apartamentos que possui apenas uma escritura e é tratado como um imóvel único. Essa propriedade pertence a uma pessoa ou empresa, para que o controle seja centralizado. Além disso, os moradores são inquilinos.

Sendo assim, a locação de uma propriedade multifamily é entendida como um negócio profissional. E essa situação é interessante para a captação de investidores. Esse tipo de negócio tem como foco o público jovem, que enxerga o aluguel como uma opção mais interessante por causa da praticidade e da flexibilidade.

Além disso, enquanto nos aluguéis convencionais o dono do imóvel fica responsável por realizar reformas estruturais, nessa modalidade é a empresa proprietária do edifício quem arca com todos os custos.

Enquanto em um condomínio todas as decisões são tomadas em conjunto pelos moradores por meio das reuniões, em uma multifamily as decisões são controladas apenas pelo proprietário. Assim, todas as ações podem ser tomadas de forma mais ágil e planejada para todos.

O modelo de negócios que mais se aproxima de uma multifamily no Brasil é a administração de um shopping center, pela capitalização de recursos e profissionalização. A diferença é que nos shoppings o que vem a ser locado é uma loja, e na multifamily, uma casa ou um apartamento.

Vale dizer que a estrutura desse negócio traz vantagens significativas, como:

 

  • controle integral;
  • operação profissional;
  • racionalização do negócio;
  • marketing e comunicação mais efetiva;
  • economias de escala;
  • acesso a financiamento barato;
  • benefícios tributários;
  • baixo risco de vacância;
  • estabilidade do segmento residencial.

 

Confira, a seguir, como o mercado imobiliário brasileiro vem se comportando diante dessa nova tendência.

Crescimento da tendência multifamily no Brasil

Multifamily properties é uma tendência de investimento bastante interessante nos Estados Unidos e vem ganhando espaço no Brasil, sobretudo em São Paulo. Para se ter uma noção, as transações desse tipo de negócio atingiram 150,3 bilhões de dólares só em 2016 e, por dois anos consecutivos, os investimentos superaram os negócios voltados à construção de prédios de escritórios.

De acordo com pesquisa de 2021 da CBRE Brasil, empresa referência em consultoria de locação e gestão de imóveis, 55% dos entrevistados já investem em multifamily, enquanto 70% desejam investir nos próximos anos. Além disso, o estudo revela como perfil desse tipo de investimento pessoas de renda elevada.

Da mesma forma, o público-alvo do formato multifamily de apartamentos são jovens ou casais jovens, de renda elevada, que não têm carro e preferem se locomover utilizando aplicativos, em vez de investirem em automóveis.

Ou seja, o foco é a geração que entende a importância da mobilidade nas grandes cidades. É também aquela que tem uma reserva financeira para comprar imóveis, mas opta por alugar apartamentos em bairros nobres, com serviços e facilidades disponíveis.

Essa cultura de propriedade é considerada um quebra de paradigma. Em São Paulo, por exemplo, muitas pessoas estão optando por morar perto do trabalho para ter uma melhor qualidade de vida.

Aliás, alguns até mesmo consideram ser um “perigo financeiro” assumir um compromisso com um financiamento de imóvel em um bairro distante. Afinal, ao longo da vida, muita coisa pode mudar, como planos, expectativas etc.

 

Principais tipos de construção multifamily

Os principais tipos de construção multifamily são:

 

High-Rise

Esse tipo de construção está associado à verticalização residencial, um fenômeno que vem crescendo em países de todo o mundo. Essas soluções arquitetônicas promovem uma nova experiência de moradia e transformam os espaços urbanos, trazendo novas possibilidades.

 

Mid home

Construções mid home são espaços pequenos, flexíveis e modernos que se adaptam à realidade do cliente. Cada local é bem aproveitado para promover conforto ao locatário.

 

Suburban ou Garden style

Essa construção explora as possibilidades de utilizar o verde dentro e fora das casas. Ela traz beleza a ambientes residenciais, corporativos, condomínios, entre outros locais, por meio de jardins verticais.

Além disso, esse trabalho requer criatividade do paisagista e respeito às necessidades de cada cliente.

 

A construção modular como aliada do multifamily

A construção modular é uma alternativa ao cenário multifamily, pois fornece simplicidade e sofisticação aos ambientes, além da possibilidade de torná-los mais flexíveis. Ou seja, de cozinhas a banheiros e escritórios, é possível criar ambientes pensados para acolher as exigências individuais e tornar os espaços mais bonitos e seguros.

Mesmo em locais pequenos, é possível seguir um padrão e oferecer maior dinamismo, sem que isso interfira na sua estrutura. Isso sem falar no desenvolvimento de projetos de forma mais rápida e veloz, característica da construção off-site.

A CMC

Como você deve ter percebido, está havendo uma mudança muito grande na construção civil. Habitações convencionais estão sendo substituídas por construções mais modernas e práticas.

As pessoas têm buscado simplicidade, sem perder conforto nem mobilidade nos grandes centros urbanos e nas moradias que surjam de ideias inovadoras. E isso tudo o multifamily oferece.

Por isso, conheça a CMC! A empresa é referência em construções modulares e desenvolve ideias sustentáveis e modernas para os seus clientes mais exigentes. Mantendo sempre o alto padrão dos projetos, a empresa vem buscando adaptar às novas tendências do mercado da construção civil, com o objetivo de prestar o melhor serviço.

Entre em contato com a CMC, converse com um dos nossos consultores e veja o que podemos fazer por você. Certamente você terá ideias incríveis e poderá tirar do papel o seu projeto multifamily ou house.

 

Gostou deste artigo? Então, acesse o nosso blog e confira assuntos semelhantes:

Isso vai fechar em 0 segundos