Capacidade produtiva: qual é a sua importância na construção civil hoje?

Falando sobre o conceito aplicado às empresas e construtoras que buscam realizar entregas com rapidez e qualidade, a capacidade produtiva ajuda as organizações a conquistarem mais credibilidade no mercado.

Neste artigo, explicaremos a sua definição e qual é a sua importância para o setor de construção civil. Além disso, trataremos dos passos para medir o processo produtivo de uma obra e o que fazer para aumentá-lo. Confira!

 

O que é capacidade produtiva?

A capacidade produtiva refere-se à quantidade de produtos que uma empresa consegue entregar em um período de tempo levando em consideração determinados recursos.

Ter conhecimento da capacidade produtiva auxilia as empresas a compreender quanto conseguem fabricar e se esse resultado está alinhado com a demanda do mercado. Afinal, nem sempre um aumento de produção é o que a sua empresa precisa.

A elevação exagerada da oferta pode gerar um excesso que não será absorvido pelas necessidades do público. De outro modo, o acréscimo na produção pode ser importante diante de um aumento da necessidade dos clientes.

 

Qual é a importância de identificar a capacidade produtiva na construção civil?

No contexto da construção civil, além da quantidade de obras entregues, o conceito de capacidade produtiva considera a qualidade dos produtos ou serviços.

Portanto, questões como acabamento, segurança, escolha de matéria-prima e da mão de obra qualificada interferem no resultado final. Além do mais, a capacidade produtiva da sua empresa está relacionada com a otimização de fluxos operacionais.

À medida que o fluxo de trabalho é aprimorado, a sua organização ganha tempo. Com isso, também cresce a possibilidade de aumentar sua oferta aos seus clientes.

Outra vantagem é obter mais satisfação do público e credibilidade no mercado, dado que problemas como atrasos nas entregas podem ferir a imagem de uma construtora e impedir a realização de novos negócios.

 

Como mensurar a capacidade produtiva de uma empresa?

Para estimar a capacidade produtiva de uma empresa, é muito importante avaliar os passos citados abaixo. Confira!

 

Quantifique a produção

A primeira etapa se trata de ter noção da quantidade de unidades fabricadas em uma linha de produção durante um intervalo de tempo, seja por dia ou por semana.

 

Calcule o tempo produtivo

O tempo produtivo deve ser calculado levando em consideração o tempo de trabalho necessário para a produção multiplicado pela produção relativa a um determinado período.

 

Meça as perdas

Também é fundamental avaliar as perdas que podem ocorrer durante o dia de produção. É possível incluir os intervalos para manutenção e pausas das equipes, além de perdas não calculadas, a exemplo de falta de insumos e defeitos nas máquinas.

 

Calcule a eficiência

Por fim, o cálculo da eficiência é encontrado depois de dividir a produção por tempo pelo tempo produtivo.

 

Quais são os tipos de capacidade produtiva?

A seguir, confira as categorias de capacidade produtiva e seus detalhes:

 

  • Instalada

A capacidade produtiva instalada diz respeito à capacidade máxima de produção sem levar em conta as perdas e paradas. Então, caso a sua construtora seja capaz de entregar, em média, 60 unidades habitacionais em um ano, no período de 10 anos esse número pode chegar a 600. Esse cálculo não considera eventuais problemas.

 

  • Disponível

Já a capacidade produtiva disponível é semelhante à instalada, mas apresenta uma distinção: leva em conta apenas a capacidade disponível da sua construtora atualmente. Por isso, precisa considerar os recursos que se encontram à disposição da sua empresa.

 

  • Efetiva

A capacidade produtiva efetiva pondera o planejamento de perdas previsíveis dando importância a fatores como manutenções e troca de colaboradores.

Para fazer esse cálculo, você pode usar o histórico da sua construtora.

 

  • Realizada

Já a capacidade produtiva realizada inclui as perdas que não eram previstas na efetiva. Desse modo, é fundamental levar em conta falhas que podem ocorrer sem um prognóstico da equipe de gestão, a exemplo de quebra de máquinas e problemas com fornecedores.

 

Como aumentar o processo produtivo da empresa?

Analisar a capacidade produtiva da sua empresa parceira é fundamental para aumentar a produtividade das suas atividades, afinal esse fator está diretamente ligado a entrega dos seus projetos.

A CMC, por exemplo, consegue produzir cerca de cinquenta banheiros modulares com o prazo de fabricação e instalação de até 30 dias. Sendo assim, é capaz de otimizar todo o processo construtivo do seu canteiro de obras e garantir maior qualidade, além de oferecer uma produção com rígido sistema de controle e aplicação de materiais topo de linha. 

 

Conheça a CMC

Especializada em soluções construtivas de espaços modulares, a CMC conta com um parque fabril com 27.000 m² de máquinas e equipamentos de ponta. Assim, apresenta uma linha completa de produtos para atender aos setores da construção civil, de petróleo e gás, de recursos naturais, de eventos, entre outros.

Localizada no município de Mirassol, interior do estado de São Paulo, a empresa garante o atendimento a todo o território nacional. Os produtos da CMC são caracterizados pela agilidade na montagem, flexibilidade modular e mobilidade, além da garantia de qualidade por meio de um processo produtivo com rígido sistema de controle.

Quer saber mais sobre as nossas soluções? Entre em contato conosco.

Gostou de ler sobre esse assunto? Encontre artigos semelhantes em nosso blog:

Isso vai fechar em 0 segundos