Hospital modular: a solução ideal para a pandemia do coronavírus
Construir hospitais modulares foi a solução encontrada pelas secretarias de saúde para evitar um colapso no sistema público dos municípios. Essas edificações são erguidas rapidamente e ainda têm baixo custo de construção se comparadas aos hospitais comuns.
Se você ainda não conhece esse modelo de construção modular, continue lendo este artigo e descubra o que é o hospital modular, suas vantagens e como ele tem ajudado a salvar vidas durante a pandemia.
Boa leitura!
O que são os hospitais modulares?
Os hospitais modulares são um tipo de edificação erguida por meio da técnica conhecida como construção modular, a qual utiliza módulos pré-fabricados para erguer qualquer tipo de edificação de forma rápida e sustentável.
Ou seja, sempre que uma cidade ou região necessitar de um hospital com urgência, a secretaria de saúde pode contratar uma empresa para montar um hospital no local indicado.
E, quando a edificação não for mais necessária, basta que seja desmontada ou até realocada para outra região.
Construção modular: como são feitos os módulos?
Os módulos utilizados na construção modular são fabricados em indústrias especializadas, muitas vezes antes da edificação começar a ser erguida.
A partir das linhas de montagem, essas peças são feitas de forma extremamente precisa e ágil, garantindo prazos, segurança e qualidade à obra.
As matérias-primas mais utilizadas para a fabricação desses módulos são:
- Aço/Steel frame;
- Concreto;
- Vidro;
- Madeira.
Hospital modular e a pandemia: construções ágeis e adaptáveis
O coronavírus se espalhou pelo mundo rapidamente, infectando milhares de pessoas a cada dia. Com isso, a quantidade de pacientes internados aumentou bruscamente, fazendo com que várias cidades batessem a taxa de quase 100% dos leitos usados.
Como os hospitais modulares podem ser montados e desmontados de forma rápida, essa foi a solução ideal encontrada pelos países para construir hospitais em regiões que necessitavam urgentemente de leitos para os pacientes.
Confira exemplos de lugares que utilizaram os hospitais modulares como alternativa no combate à covid-19:
Hospital chinês
A China surpreendeu o mundo inteiro ao erguer um hospital em apenas 10 dias.
Localizado na cidade de Wuhan, marco-zero do coronavírus, o hospital tem 25 mil m2 e capacidade para atender até 1.000 pacientes. Esse marco só foi possível graças à agilidade proporcionada pela técnica da construção modular.
No fim, essa obra fez com que o mundo todo abrisse os olhos para a construção modular e passasse a adotar essa técnica na criação de hospitais de campanha.
Hospitais de campanha no Brasil
Hospitais de campanha no Brasil
Assim como grande parte dos países, o Brasil também adotou a construção modular para erguer hospitais de campanha, disponibilizando leitos e auxiliando o Sistema Único de Saúde (SUS) no combate ao Covid-19.
É possível construir esses ambientes de duas maneiras: de forma temporária e ágil, como estruturas adicionais em módulos termoacústicos, servindo como unidades emergenciais que vão desde centros de triagem até alojamentos, através de soluções habitacionais disponíveis na Lafaete, ou de maneira permanente, como hospitais e postos de saúde, através das soluções oferecidas pela CMC.
Vantagens do hospital modular
Construir um hospital modular beneficia a cidade de várias maneiras, seja no âmbito da saúde pública, seja na economia.
Quer entender como? Veja todas as vantagens do hospital modular:
Rápida construção
Sem dúvida, essa é a grande vantagem desse modelo de construção, afinal, em um momento de caos na saúde pública, um dia a menos de espera pode salvar muitas vidas.
A agilidade ocorre porque, em vez de esperar o terreno ficar pronto e, em seguida, começar a preparar os materiais para sustentar a edificação, na construção modular esse processo é feito de forma simultânea.
Além disso, a montagem dos módulos é muito mais rápida do que o processo de construção em alvenaria.
Economia
Por serem construídos de forma ágil, os hospitais modulares são bem mais econômicos do que os tradicionais.
Afinal, diminui-se o valor/hora que seria gasto com mão de obra, além de haver menos desperdício de matérias-primas.
Ademais, a construção modular possui um alto grau de precisão, evitando surpresas no seu orçamento.
Flexibilidade
A quantidade de leitos utilizados no hospital modular chegou ao limite? Não se preocupe, é possível aumentá-los com facilidade.
Uma das vantagens dos hospitais modulares é a possibilidade de expandir ou diminuir a construção quando desejar e, por isso, o ideal é a construção em espaços que permitam a fácil adaptação.
Além disso, é possível transportar o hospital modular de um local para outro, reaproveitando esses materiais.
Sustentabilidade
O processo de fabricação dos módulos utilizados nos hospitais modulares é altamente sustentável devido à grande economia de energia elétrica e água.
Além disso, há menos desperdício de matéria-prima durante a fabricação dos módulos e em todo o processo de construção das edificações.
Outro fator que torna os hospitais modulares mais sustentáveis é que, normalmente, eles são projetados para economizar recursos naturais durante o uso.
Outras possibilidades de construção modular
Além do hospital modular, a construção modular está presente em outras edificações voltadas para a saúde.
Confira outras possibilidades de utilizar essa técnica nesse campo da engenharia civil:
Postos de saúde móveis
Por ser rápida, essa técnica é muito utilizada para construir postos de saúde móveis, que ficam instalados somente durante um determinado período.
Em seguida, essas unidades são desmontadas e realocadas para outras regiões.
Ações e campanhas de saúde
As secretarias de saúde também utilizam a construção modular durante as ações ou campanhas temporárias de saúde dos municípios.
Postos de saúde em eventos
Esses postos de saúde também são comuns em grandes eventos para prestar atendimento imediato aos espectadores. Assim como a estrutura dos palcos, essas unidades de saúde precisam ser flexíveis e de fácil transporte.
Portanto, o modelo de construção favorito das empresas para esse serviço é o modular.
Conheça a CMC
Localizada no município de Mirassol, interior do estado de São Paulo, a CMC é uma empresa especializada em soluções construtivas de espaços modulares, com uma linha completa de produtos para atender aos setores da construção civil, petróleo & gás, recursos naturais, eventos, entre outros.
Nossos produtos se destacam pela agilidade na montagem, flexibilidade modular e mobilidade e garantia de qualidade por meio de um processo produtivo com rígido sistema de controle e aplicação de materiais de primeira linha.
Estamos sempre buscando a melhoria contínua dos processos, produtos e serviços através da eficácia do sistema de gestão, respeitando o meio ambiente e atendendo às expectativas dos clientes e os requisitos aplicáveis.
Por isso, se você deseja construir um hospital modular de forma segura e ágil, conte conosco.
Quer saber mais sobre os nossos serviços? Entre em contato conosco.
Gostou deste artigo? Confira também outros títulos no nosso blog:
- Quais as vantagens do módulo habitacional?
- Como melhor utilizar os sombreadores para estacionamento?
- Veja tudo o que você precisa saber sobre arquitetura sustentável