Arquitetura sustentável no mundo: conheça 5 princípios fundamentais
O conceito de arquitetura sustentável no mundo surgiu na década de 1970 e veio ganhando força com o passar do tempo.
Atualmente, grande parte das construtoras busca investir em modelos de empreendimentos que coloquem o meio ambiente como prioridade.
Entretanto, você sabe o que caracteriza uma edificação como sustentável?
Neste artigo, saiba um pouco mais sobre esse método de construção e conheça exemplos incríveis de arquitetura sustentável no mundo. Aproveite a leitura!
O que é arquitetura sustentável?
A arquitetura sustentável é um método de construção que visa a diminuir os impactos ambientais causados pelas edificações. Esse conceito ganhou ainda mais destaque com o passar dos anos, principalmente devido à conscientização sobre como as ações do ser humano afetam o meio ambiente.
Além disso, são consideradas edificações sustentáveis todas aquelas que diminuem os impactos sociais e econômicos da comunidade onde residem, promovendo o bem-estar coletivo.
5 princípios da arquitetura sustentável: veja as características fundamentais desse modelo
Para que uma construção seja considerada sustentável, é necessário que ela atenda a uma série de características fundamentais.
Esses requisitos ajudam a orientar a equipe responsável pela obra, para que nenhum detalhe seja esquecido e fique de fora da lista de edificações em prol do meio ambiente.
Para ajudar você, trouxemos 5 princípios essenciais desse modelo de construção.
1. Consumo inteligente de água
Você sabia que somente 3% da água do mundo é potável?
Ou seja, se continuarmos consumindo de forma exacerbada esse suprimento, corremos o risco de a fonte secar em algum momento.
Pensando nisso, uma das principais características da arquitetura sustentável é justamente o reaproveitamento inteligente da água dessas edificações.
Um dos métodos mais utilizados para isso é a reutilização da água da chuva para atividades como lavar roupa ou tomar banho.
O Light Steel Frame, construção a seco da CMC, é um sistema sustentável formado por peças de aço galvanizado que dispensa o uso de tijolos, cimento e água, diferente da construção de alvenaria, por exemplo.
2. Fontes alternativas de energia
Outro método sustentável utilizado nessas construções é a energia fotovoltaica, a qual capta a luz solar e a transforma em energia elétrica renovável, limpa e sustentável.
A luz utilizada é captada por placas solares, instaladas em pontos estratégicos da construção.
Dessa forma, diminui-se o consumo de energia elétrica pública, a qual é proveniente das hidrelétricas.
3. Materiais sustentáveis e ecológicos
A arquitetura sustentável no mundo todo sempre evita utilizar materiais químicos que sejam não apenas prejudiciais ao meio ambiente como também à saúde do homem.
Portanto, ficam de fora dessas obras materiais como amianto, CFC e formaldeído, sendo substituídos por matérias-primas renováveis e naturais.
4. Reduzir emissão de resíduos
A produção de lixo no Brasil e no mundo vem preocupando pesquisadores, que tentam ao máximo incentivar a reciclagem na rotina das pessoas.
Com base nesse alerta mundial, a arquitetura sustentável também aderiu a métodos que visam à redução de resíduos durante as obras.
Além disso, ela promove a reciclagem de diversos materiais, conscientizando a equipe acerca da importância desse hábito, tanto no canteiro de obras quanto nas suas vidas cotidianas.
5. Investimento financeiro equilibrado
Como você viu, um dos pilares da arquitetura sustentável no mundo é a diminuição de impactos econômicos.
Portanto, uma construção sustentável também deve ter um orçamento monetário inteligente.
Ou seja, os recursos financeiros desses tipos de obras devem somente cobrir o primordial para que a edificação seja erguida.
Um dos objetivos dessa característica é tornar a arquitetura sustentável possível até nos países mais pobres, cujos recursos financeiros são limitados.
Por que a arquitetura sustentável vem se tornando popular no Brasil e no mundo?
Conceitos de sustentabilidade são a base de diversos setores das indústrias mundiais, inclusive na construção civil.
Afinal, hoje em dia, o mundo está cada vez mais em alerta acerca dos impactos ambientais causados pelos humanos e suas consequências, que serão terríveis.
Por esse fator, a arquitetura sustentável no mundo todo foi ganhando espaço, sobretudo ao apresentar métodos simples de aplicação, além de apresentar uma forma mais econômica.
Conforme a tecnologia for avançando, a tendência é que as ferramentas sustentáveis continuem tendo seus valores diminuídos e se tornando cada vez mais populares e acessíveis.
Quem sabe daqui a alguns anos você não estará estacionando seu carro elétrico em sua casa sustentável?
[Mini guia da Construção Offsite]
Confira os projetos de arquitetura sustentável mais famosos do mundo
Agora que você já conhece esse método, conheça alguns modelos famosos de arquitetura sustentável no mundo.
The Crystal
Localizada em Londres, essa construção é a sede do Centro Global de Urbanismo Sustentável.
E não é por menos, dado que o The Crystal lidera os rankings dos sistemas de certificação sustentável mais importantes do mundo, o BREEAM Outstanding e o LEED Platinum.
Essa alta classificação é devido às características da edificação, como:
- Utilização de fontes renováveis;
- Iluminação e ventilação naturais eficientes;
- Baixa emissão de dióxido de carbono.
JK 1455 – Triple A
Outra edificação sustentável é a JK 1455 – Triple A, localizada na cidade de Pinheiros (SP).
O edifício ganhou fama ao aderir soluções ambientais e entrar na lista de construções certificadas em LEED ouro.
Algumas das medidas tomadas pela administração do prédio foram:
- Redução do consumo de energia elétrica;
- Reaproveitamento da água;
- Reeducação da equipe de trabalho acerca dos hábitos sustentáveis;
- Redução do uso de produtos químicos durante a limpeza do local.
Torres Nanjing
Localizadas na China, essas duas edificações verdes são um sucesso.
Afinal, o grande objetivo deles é tirar da atmosfera 25 toneladas de CO2 por ano, ao mesmo tempo em que produz 60 kg de oxigênio diariamente.
One Bryant Park
Pode até te surpreender, mas em plena Nova York está localizado um arranha-céu super sustentável.
Esse título é devido à utilização de matérias-primas renováveis, sustentáveis e recicláveis durante a sua construção.
Além disso, o One Bryant Park utiliza métodos de reaproveitamento de água, assim como telhados verdes, o qual tem a função de filtrar o ar da cidade de Nova York.
Por que seguir com esse modelo de projeto no seu negócio?
Mesmo que a arquitetura sustentável no mundo propicie menos impactos ao meio ambiente, alguns empreendedores não veem as vantagens de investir nessa metodologia.
Por isso, confira 3 benefícios que o seu negócio ganha ao aderir a essas construções:
1. Bem-estar
A arquitetura ambiental produz muito menos poluentes ao ambiente, ocasionando o bem-estar das pessoas que habitam a região.
2. Eficiência
Outra característica da arquitetura sustentável que se transforma em benefício é a utilização de outros meios de energia elétrica.
Dessa forma, há economia com esses custos durante o uso da construção já pronta.
Ademais, essas edificações são mais eficientes, também devido à redução de desperdícios de materiais durante a obra.
3. Incentivos fiscais
O governo também busca reduzir os impactos ambientais promovidos pela construção civil em seu país.
Para convencer as empresas a aderirem métodos mais sustentáveis de arquitetura, foram criados alguns incentivos fiscais, como o IPTU Verde.
Quer saber mais sobre arquitetura sustentável no seu projeto? Conte com a CMC
A CMC busca sempre atender aos princípios da arquitetura sustentável no mundo, criando edificações eficientes e econômicas.
Por isso, conte com a nossa equipe para implementar esses conceitos em suas próximas obras.
Para saber mais sobre os nossos serviços, entre em contato conosco e siga-nos nas redes sociais. Estamos prontos para auxiliar no que for necessário.
Conheça a CMC
Localizada no município de Mirassol, interior do estado de São Paulo, a CMC é uma empresa especializada em soluções construtivas de espaços modulares, oferecendo uma linha completa de produtos para atender aos setores da construção civil, petróleo & gás, recursos naturais, eventos, entre outros.
Nossos produtos destacam-se pela agilidade na montagem, flexibilidade modular e mobilidade e garantia de qualidade por meio de um processo produtivo com rígido sistema de controle e aplicação de materiais de primeira linha.