CASACOR Rio 2022: qual a importância desse evento para a construção civil?

A 31ª edição da mostra CASACOR Rio já aconteceu e ela pode ser definida como uma mescla de ideias inovadoras e contemporâneas, com apelo sustentável.

O evento aconteceu entre os dias 27 de abril e 26 de junho, no casarão do Instituto Brando Barbosa, no Rio de Janeiro, e contou com a participação de profissionais da arquitetura e do paisagismo e designer de interiores da América Latina.

O grande desafio dessa edição foi apresentar projetos criativos, em ambientes diversos, com o tema “Infinito Particular”. De forma engenhosa, o evento pretende promover o desenvolvimento de novas propostas e tendências vanguardistas, além de ser um marco importante dentro da agenda de eventos da construção civil nacional.

Se você também é fã da CASACOR, confira neste artigo as novidades que marcaram a última edição. Veja também tudo sobre construções modulares e a contribuição da CMC e para esse movimento de rupturas e novas tendências no segmento da construção.

Acompanhe!

 

CASACOR Rio 2022: mais um ano de inovação

Muito mais do que um encontro de profissionais de diversas áreas, como arquitetos, paisagistas e designers de interiores, o evento CASACOR é um acontecimento que reverbera não só nesses setores, como também na sociedade civil.

Afinal, essa é uma programação que atrai pessoas formadas e conhecedoras da arquitetura moderna ou da decoração, famílias e amantes das artes.

Sendo assim, a mostra reuniu ideias inovadoras, distribuídas em 45 ambientes culturais, formatados com vertentes contemporâneas.

Além disso, 43 equipes participaram de forma ativa, trazendo o que há de mais diferente na arquitetura e no design, sem perder o toque particular de cada profissional.

Vale dizer que as áreas internas e externas foram utilizadas, revelando que a criatividade pode ser distribuída em espaços distintos. Uma das tendências foram os ambientes de autocuidado, que são destinados ao relaxamento, à higienização e à descontração.

As salas de convívio também ganharam novas funções, e os jardins foram palco para novas composições. Sendo assim, paredes, tecidos, materiais, revestimentos, móveis e texturas ganharam novos arranjos.

Novos espaços também surgiram, como o home office adaptado aos dias atuais, cozinhas mais funcionais e ambientes para encontros. O objetivo foi tornar cada local mais próximo do público, para que fosse gerada uma espécie de identificação.

 

O que aconteceu na nova edição?

A nova edição da CASACOR contou com projetos de arquitetura modular e decorações atraentes, com base em ideias sustentáveis. Cada espaço foi pensado cuidadosamente para representar o futuro do design e da arquitetura, sem deixar de lado a contribuição da engenharia civil.

Esse último setor, por exemplo, vem se beneficiando nos últimos tempos com o desenvolvimento da tecnologia para construir projetos mais limpos e econômicos e que não afetam o meio ambiente de forma negativa.

Afinal, o objetivo é sempre promover melhorias, que impactam de maneira assertiva os projetos dos clientes e a população das grandes cidades.

Por isso, foram utilizados métodos de construção mais modernos, que utilizam a construção modular e estruturas metálicas.

Por sinal, essa é uma das tendências atuais da construção, pois promete desenvolver ambientes utilizando o mínimo de recursos naturais, de forma rápida e com o uso da tecnologia.

Os projetos também ganharam um olhar mais contemporâneo. Parte deles foi desenvolvida no metaverso, um ambiente virtual que simula uma realidade aumentada. Sendo assim, foi possível participar, de forma on-line, de exposições pelo tour 3-D ou por meio do site e do YouTube.

 

 

A CMC esteve presente em mais um ano

A CMC participou de mais um evento CASACOR, trazendo o que há de mais moderno em relação à construção modular industrializada. Nesse ano, o objetivo foi mostrar as diversas aplicações dos módulos em projetos contemporâneos, dentro do tema “Infinito Particular”.

A empresa oferece agilidade, previsibilidade e sustentabilidade aplicada em ideias inovadoras de arquitetura modular, adaptando-se às necessidades do cliente.

Sem dúvidas, essa é uma das tendências atuais da construção civil e seguirá forte durante muito tempo, uma vez que ela traz muitos benefícios não só para esse setor, como também para o setor de decoração de design.

Os projetos voltados às construções modulares estão crescendo de forma significativa no Brasil e no mundo. Essa inovação deixou de ser utilizada apenas para eventos temporários e se tornou uma peça-chave para eventos de longo prazo, como é o caso da CASACOR Rio 2022. 

Só para exemplificar, esses módulos ainda são utilizados em habitações, construções de edifícios, apartamentos luxuosos, escritórios e estabelecimentos comerciais. Por conta do seu custo-benefício e apelo sustentável, essa ideia tem sido amplamente adotada por diversas empresas, que também querem se atualizar em relação às boas práticas de ESG.

Vale salientar que essas construções ainda podem ser montadas e desmontadas em um curto prazo de tempo e serem reutilizadas em outras mostras, feiras e eventos em geral. Sem dúvidas, uma vantagem e tanto para projetos que costumam ocorrer com certa temporalidade, que é o caso da CASACOR.

Gostou e quer saber mais? Siga nossas redes sociais e saiba mais sobre o que aconteceu na 31ª edição da CASACOR Rio 2022. Entre em contato com a gente para conhecer outras soluções interessantes ao seu negócio.

 

Gostou do artigo sobre a CASACOR Rio 2022? Confira também outros temas em nosso blog:

 

Isso vai fechar em 0 segundos