Construção modular permanente: tudo o que você precisa saber sobre esse método

A construção modular permanente (CMP) é mais uma inovação da indústria 4.0 que vem acelerando processos e dando praticidade à construção civil.

Esse método ganha mais espaço no mercado a cada dia, sobretudo por apresentar vantagens em relação à construção tradicional.

Quer saber mais sobre a CMP e seus grandes benefícios? Continue lendo o artigo!


O que é
construção modular permanente?

Assim como na construção tradicional, as obras erguidas pela construção modular permanente têm como objetivo se manter fixas no local, sem possibilidade de mobilidade.

Essa característica oferece mais liberdade ao arquiteto e ao engenheiro, porque permite a criação de edifícios mais altos do que os temporários.

Além disso, assim como ocorre na construção modular comum, esse método utiliza módulos habitacionais pré-fabricados para dar forma a edificações diversas.

Esses módulos são fabricados em indústrias especializadas e, devido ao seu processo de linha de montagem, oferecem alta precisão e rápida fabricação.

Inclusive, esses dois fatores influenciam diretamente em duas grandes vantagens de optar por essas técnicas de construções modulares, as quais você conhecerá mais adiante.


Containers
x módulos habitacionais: conheça as diferenças

A principal diferença do container e a construção modular permanente é a constituição do material utilizado para dar forma aos projetos.

Afinal, o container é uma estrutura metálica de formato único, fabricado com a finalidade de transportar cargas pesadas pelo mar e readaptado para a construção civil, enquanto os módulos habitacionais são peças fabricadas exclusivamente com o intuito de fazer parte de uma construção habitacional.

Dessa forma, os módulos possuem uma maior possibilidade de personalização em relação aos containers que têm um formato mais tradicional.

Contudo, com um pouco de criatividade, você consegue criar projetos com containers cheios de personalidade e vida.


Qual a diferença entre a CMP e a construção em alvenaria?

Muito tradicional no Brasil, a construção em alvenaria vem sendo substituída por outros métodos, como a construção modular permanente.

Isso ocorre sobretudo devido a duas principais diferenças entre essas técnicas de construção: sustentabilidade e agilidade.

Afinal, diferentemente da CMP, a construção em alvenaria não é nada sustentável, uma vez que tem um alto nível de desperdício de materiais e produz uma grande quantidade de entulho.

Além disso, leva muito menos tempo erguer uma construção modular do que levantar uma edificação de alvenaria.

Outra diferença entre esses dois métodos são as matérias-primas utilizadas, já que a alvenaria utiliza tijolos, cimento e concreto, enquanto a CMP é baseada nos módulos pré-fabricados.

 

 

 

Por que a construção modular permanente está se tornando popular no ramo da construção civil?

Você já imaginou construir um hospital em apenas 10 dias?

Se você acha isso improvável, conseguirá entender por que a construção modular permanente está se tornando um sucesso na construção civil.

Além de extremamente preciso, esse método oferece agilidade às empresas que o adotam, atraindo clientes que necessitam de projetos urgentes.

Devido à tecnologia advinda da indústria 4.0, a tendência é que essa técnica continue se aperfeiçoando e ganhando mais vantagens e espaço no mercado.


Quais são as vantagens de adotar as
construções modulares?

O método construtivo das construções modulares permanentes está invadindo o mercado de construção civil e garantindo sua vaga na preferência das empresas.

Essa expansão ocorre devido às suas vantagens, que são maiores que as dos modelos tradicionais.


Rápida entrega

Receber as chaves de sua construção modular permanente é extremamente rápido, visto que o processo como um todo é bem mais ágil do que o tradicional.

Primeiramente, isso acontece porque os modelos escolhidos pelo cliente costumam fazer parte de um catálogo pronto da empresa.

Segundo, porque é possível finalizar o processo de fabricação das peças modulares enquanto o terreno que abrigará a edificação é preparado, aumentando a eficiência do projeto.

Uma vez superadas essas etapas, basta transportar todos os equipamentos para o canteiro de obras e realizar a montagem das peças em seus devidos lugares, processo que também não demanda muito tempo.


Economia

Na construção civil, tempo é dinheiro – afinal, quanto mais longa for a sua obra mais recursos você terá que dispor para cobrir os custos de mão de obra e materiais.

Portanto, como a construção modular permanente é erguida de forma até 50% mais rápida do que as tradicionais, há também uma redução em seu orçamento, trazendo economia para projetos de grandes empreendimentos.

Além disso, o nível de desperdício de materiais é menor, devido à alta precisão dessa técnica.


Redução de riscos

As construções modulares permanentes seguem processos extremamente precisos, tanto durante a fabricação de suas peças quanto durante a construção da edificação.

Essa característica possibilita a redução de riscos e erros na obra, criando construções seguras e de longa vida.


Sustentabilidade

Durante a fabricação das peças modulares o nível de desperdício de materiais costuma ser muito baixo (se não nulo).

Além disso, a rápida montagem das peças no local da edificação faz com que sejam utilizados poucos recursos naturais, como água e energia elétrica, tornando essa técnica altamente sustentável.


Onde a
construção modular permanente pode ser aplicada?

A construção modular permanente pode assumir vários formatos e funções, mas as aplicações a seguir são as mais comuns. Confira:


Residências

Construção modular permanente

 

É possível encontrar casas modulares em todo o mundo, devido à possibilidade de personalização, rápida construção e preços mais baixos.


Edifícios

Construção Modular Permanente

 

A construção modular permanente permite a criação de edifícios completos, que podem abrigar tanto apartamentos quanto estabelecimentos comerciais.

Inclusive, se você desejar, também pode projetar condomínios modulares inteiros.


Comércio

Construção Modular Permanente

 

Não importa se o seu objetivo é abrir um hospital, uma escola, uma loja ou grandes centros comerciais… É possível utilizar a CMP para isso.

Assim, você consegue abrir as portas do seu comércio em pouquíssimo tempo.

[Miniguia da construção Offsite]

Construção Modular Permanente


Edifícios permanentes modulares x edifícios desmontáveis: são a mesma coisa?

Como o próprio nome sugere, esses dois modelos de edifícios diferem na possibilidade de ser ou não desmontados.

Portanto, os edifícios modulares permanentes são projetados com objetivo de se estabelecer de maneira fixa no local, enquanto os edifícios desmontáveis podem ser realocados para terrenos apropriados, conforme necessidade ou desejo do proprietário.

Ademais, esses edifícios seguem padrões restritos de construção, semelhantes às demais edificações.

Na verdade, a diferença se encontra na forma como ele é projetado e em seu tamanho, que costuma ser menor do que os edifícios permanentes.

Essas estruturas são muito úteis na construção de hospitais de campanha, escritórios em canteiros de obras e stands de vendas.


Construção modular permanente
e CMC: conheça nossas soluções modulares

Especializada em soluções construtivas de espaços modulares, a CMC pode ser a sua parceira durante a construção de sua edificação modular permanente.

Todos os nossos produtos destacam-se pela agilidade na montagem e flexibilidade modular, garantindo qualidade pelo rígido sistema de controle e por materiais de alta qualidade.

Conheça as nossas soluções modulares e entre em contato conosco para ajudar você a dar vida ao seu projeto.


Conheça a CMC

Localizada no município de Mirassol, interior do estado de São Paulo, a CMC é uma empresa especializada em soluções construtivas de espaços modulares, oferecendo uma linha completa de produtos para atender aos setores da construção civil, petróleo & gás, recursos naturais, eventos, entre outros.

Estamos sempre buscando a melhoria contínua dos processos, produtos e serviços por meio da eficácia do Sistema de Gestão, respeitando o meio ambiente e atendendo às expectativas dos clientes e aos requisitos aplicáveis.


Gostou desse artigo? Você também vai gostar de ler no nosso
blog: