Construção modular residencial: vantagens do modelo para os condomínios do futuro

A construção modular residencial é apenas um dos projetos que tem impactado a construção civil. Esse modelo é altamente produtivo e utiliza processos industriais baseados em módulos pré-fabricados e fora do canteiro de obras, na construção de edifícios e casas modulares.

Segundo o relatório do Terracotta Ventures, estima-se que a construção modular deva crescer 5,75% por ano até 2025. Atualmente, esse mercado movimenta mais de R$ 300 milhões no Brasil, e esses números podem chegar a R$ 6 bilhões.

Bateu a curiosidade? Leia o artigo para entender melhor sobre a construção modular residencial e os seus benefícios. Vamos lá!

 

O que é uma construção modular?

Construção modular é um modelo de fabricação industrial, em que são produzidos componentes padronizados (os módulos) para serem utilizados em edificações, casas, apartamentos e outros locais. A sua produção é feita fora do canteiro de obra e a montagem, realizada em um local designado.

Esse método também é conhecido como construção offsite, ou construção pré-fabricada, e oferece vantagens significativas aos projetos imobiliários. Em outras palavras, ele ajuda no ganho de produtividade e da eficiência, além de atender bem as empresas que não estão meramente preocupadas com lucro, mas sim com a sustentabilidade e o manejo correto dos recursos naturais.

Os módulos podem ser feitos de concreto, aço/steel frame, madeira e outras matérias-primas utilizadas para a construção pré-fabricada. Por ser versátil e flexível, a construção modular se encaixa perfeitamente em vários projetos arquitetônicos.

Ou seja, ela pode ser adaptada a vários tipos de construção modular, como em lojas, hotéis, escolas, refeitórios, edifícios, casas e residências. Essa última, em especial, pode ser finalizada de forma econômica e rápida, sem deixar de lado o conforto e a qualidade requeridos nas construções tradicionais.

Saiba a seguir por que o método de construção modular residencial está se tornando uma tendência em todo o mundo.

 

Como a construção modular pode agregar aos condomínios do futuro?

A construção modular tem muito a oferecer aos condomínios do futuro e promete reduzir os problemas relacionados às moradias das grandes cidades. Mas, para além dos benefícios que já se conhece, esse método agrega outras vantagens atrativas, como:

 

  • menor poluição ambiental;
  • redução de ruídos;
  • melhoria nas condições de trabalho;
  • redução dos acidentes;
  • maior fiscalização.

Além disso, segundo relatório desenvolvido pela McKinsey, a construção civil permitirá que, no futuro, muitos países possam amenizar os problemas relacionados às construções residenciais. 

O desenvolvimento da construção modular residencial tem avançado em muitos aspectos e isso permite que os projetos se tornem mais limpos, sustentáveis e tecnológicos.

Por falar nisso, a tecnologia é um ponto a se considerar quando falamos em construção modular residencial, sobretudo quando se trata de construção civil moderna.

As novas ferramentas digitais, aparelhos e softwares permitem um monitoramento mais completo das obras e um controle do planejamento. Isso aumenta a segurança e dá ao profissional uma previsão mais realista da quantidade de materiais que será utilizada e da finalização do projeto.

Vantagens da construção modular na construção de condomínios

As vantagens da construção modular na construção de condomínios são:

 

Tendência global

Sem dúvida, a construção modular residencial veio para ficar. Com a pandemia, houve também uma mudança no perfil do consumidor, que tem buscado imóveis diferenciados, com um custo mais baixo e com uma proposta sustentável.

Além disso, essa é uma tendência que promete resolver alguns problemas habitacionais das cidades. Quando se trata de negócios escaláveis, sabemos que essa é uma demanda de mercado que tende a crescer ainda mais nos próximos anos.

 

Redução de prazo na entrega

Sabe-se que os projetos convencionais podem demorar meses, até mesmo anos para serem finalizados. Contudo, na construção modular residencial, não há esse problema, uma vez que esse é um método que se apoia na produtividade e na eficiência dos processos. Ou seja, os projetos são construídos em tempo recorde.

 

Maior assertividade na padronização

A construção modular residencial utiliza a tecnologia para ter uma melhor previsibilidade da finalização das obras e das medidas dos materiais pré-fabricados. Ou seja, isso impacta a qualidade do serviço, a entrega pontual e os impactos visuais.

 

Menos lixo e desperdício

Como resultado da padronização, é possível ter noção da quantidade exata de materiais que é utilizada na obra. Sendo assim, não há uma geração desnecessária de lixo e entulhos nos espaços de desenvolvimento dos módulos.

 

Modelo sustentável

Empresas mais atentas às práticas de ESG já sabem que é muito importante evitar desperdícios nas obras. Por isso, elas estão buscando na construção offsite um equilíbrio entre lucro e sustentabilidade.

 

Maior economia na obra 

Sem dúvidas, a redução dos custos é uma das vantagens mais significativas das construções modulares. Essa redução vale tanto para a empresa responsável pela realização da obra quanto para o cliente.

 


 

Exemplos de construção modular no Brasil e no mundo

 

Os projetos modulares são considerados o futuro da habitação. Com apelo sustentável, esse mercado já se firmou em outros locais do mundo e, aos poucos, vem ganhando espaço no Brasil, no Japão e na China. Atualmente, já é possível encontrar projetos finalizados em Singapura, São Paulo, Nova York, Paris, entre outras cidades.

Durante a pandemia, foi possível ver o aparecimento de diversos hospitais modulares de campanha espalhados em diversas capitais do mundo. Esses ambientes só puderam ser construídos de forma ágil por causa das possibilidades trazidas pela construção modular.

Temos como exemplos de construções modulares no mundo o Huoshenshan, hospital chinês construído em um prazo de 10 dias, seguido do Leishenshan, importante hospital especializado em casos de coronavírus.

Da mesma forma, as construções modulares Brasil também ganharam destaque nesse período. Em 2020, houve a necessidade de criar hospitais de campanha por causa da superlotação dos leitos de UTI.

 

CMC: uma empresa especializada em construção modular

Está em busca de uma empresa experiente em soluções construtivas para iniciar o seu projeto de construção modular residencial? A CMC é uma das maiores especialistas nesse segmento no Brasil e destaca-se pelo desenvolvimento de projetos sustentáveis, flexíveis e com rápida montagem e mobilidade.

A empresa atende diversos setores da economia, utilizando a inovação e a tecnologia como base para os seus projetos. Entre em contato e peça o seu orçamento!

Gostou do artigo sobre estrutura modular? Confira também outros temas em nosso blog:

 

Isso vai fechar em 0 segundos