Conheça 12 materiais sustentáveis para construção que vão transformar o seu projeto
Nos últimos tempos, diversas empresas de construção civil, arquitetura, design de interiores e áreas afins foram adotando novas posturas para se adequar às regras do ESG. E é nesse contexto que os materiais sustentáveis ganham mais importância.
Ao mesmo tempo em que as grandes empresas se preocupam com a visão que as pessoas têm do seu comportamento, é possível perceber também uma preocupação com o meio ambiente, o social e o governamental. Sendo assim, o objetivo é reduzir os impactos negativos das construções na natureza ao utilizar materiais sustentáveis. Entenda neste artigo alguns métodos sustentáveis na construção civil.
Vamos lá!
O que são materiais sustentáveis?
Materiais sustentáveis são aqueles produzidos de forma artesanal ou industrial, mas que não poluem o meio ambiente ou prejudicam a saúde da população e dos trabalhadores.
Ele não é necessariamente um material ecológico, até porque pode ser feito de forma industrial. A grande diferença é que o material sustentável se preocupa com o ciclo socioambiental e econômico, enquanto o material ecológico se preocupa apenas com o impacto à natureza.
Existem algumas características importantes para se observar antes de escolher um material sustentável, como:
- a origem da matéria-prima;
- o processo produtivo;
- a responsabilidade social e ambiental da empresa fornecedora;
- a qualidade e a durabilidade;
- a certificação e os selos;
- o transporte;
- a toxicidade;
- a utilização, a limpeza e a manutenção;
- a embalagem;
- o descarte final.
Tendo em vista que o setor da construção civil é responsável pela produção de 50% dos resíduos no Brasil, é de extrema importância promover ações sustentáveis. Contudo, isso não é tão simples quanto se imagina.
Sustentabilidade na construção civil: uma necessidade urgente
Como já se sabe, nosso país é responsável por lançar na natureza colas, tintas, resinas, rochas, metais, pedaços de tijolos, madeira, argamassa, plásticos, tubulações, vidro, fiação elétrica, entre outros produtos. Esses materiais são chamados de entulho de obra, que são restos de reparos, construções, reformas e demolições de obras advindas da construção civil.
Algumas causas para a geração de todo esse entulho são:
- demolições de construções;
- reforma de construções já existentes;
- superprodução;
- construções defeituosas que precisam ser demolidas e reconstruídas;
- falta de qualidade dos serviços e dos materiais;
- perdas de processamento;
- urbanização desordenada;
- desastres naturais;
- desenvolvimento da construção civil causado pelo aumento do poder aquisitivo da população.
Todo esse lixo é lançado diretamente nos rios, mares e solos e pode prejudicar não só as populações no entorno das obras, como também todo o ecossistema. Vale salientar que muitos desses materiais podem ser reciclados, mas não o são.
O grande problema é que as empresas que fazem parte da indústria da construção civil não conseguem destinar todo o resíduo gerado para um local específico. Por isso, foi instituída uma série de regras do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) para auxiliar os grandes empresários nessa destinação correta dos materiais da construção.
Aliás, segundo a Resolução Conama nº 307/2022, art. 3º, os resíduos solos são classificados de acordo com o seu tipo. Alguns itens podem ser reutilizados e reciclados, enquanto outros não podem ser recuperados e ainda são nocivos à saúde. É o caso de tintas, telhas, materiais de reformas em clínicas e instalações industriais contaminados.
A importância dos materiais sustentáveis para a construção civil e modular
Os materiais sustentáveis são importantes para desenvolver construções interessantes que sejam modernas, sustentáveis e ofereçam bem-estar ao usuário, sem prejudicar a natureza.
Além disso, eles minimizam os efeitos da geração de resíduos, da poluição sonora, do uso excessivo de água, do alto consumo energético, entre outros impactos causados pela construção civil.
Essas ações assertivas que promovem impactos positivos à população e à natureza estão sendo cada vez mais valorizadas pelas pessoas. Já na construção civil sustentável, essas práticas promovem maior conforto e qualidade aos espaços, além de incentivos fiscais (é o caso do IPTU Verde).
12 materiais sustentáveis indispensáveis para a construção civil
Para reduzir os impactos da construção civil ao meio ambiente, foram criadas diversas soluções e materiais sustentáveis para uma construção sustentável, tais como:
1. Módulos
A construção modular é uma metodologia utilizada pela construção civil na qual módulos padronizados são elaborados previamente em fábricas para serem montados em canteiro de obras. Há a padronização das partes para a construção de prédios, casas, escritórios, hotéis, entre outros empreendimentos.
2. Bioconcreto
O bioconcreto é um tipo de material sustentável criado com o objetivo de solucionar os problemas causados pela deterioração de materiais que são expostos na natureza durante o tempo. Ele combina estudos da engenharia civil com a biologia.
3. Tintas ecológicas
Já a tinta ecológica se diferencia das tintas convencionais, pois não utiliza solventes e materiais pesados na sua fórmula. Aliás, o solvente é substituído pela água.
4. Ecogranito
O granito ecológico, ou ecogranito, é um dos materiais ecológicos e/ou sustentáveis desenvolvidos para a construção civil. Ele pode ser usado no revestimento de diversos tipos de superfícies, além de ser uma opção interessante para quem quer reformar ou construir com praticidade e estilo.
5. Tijolo ecológico
O tijolo ecológico é uma alternativa sustentável nas obras, pois dispensa o reboco e a tinta, e ainda confere ótimo acabamento. Ele é feito da mistura de solo, água e cimento.
6. Argamassa de argila
Como o próprio nome diz, a argamassa de argila é feita de argila e pode ser usada nas paredes internas durante o acabamento do imóvel.
7. Madeira de demolição
A madeira de demolição é proveniente do garimpo de madeiras nobres que são retiradas de construções antigas.
8. Bioplástico
O bioplástico é um material sustentável, derivado de biomassa, como celulose, cana-de-açúcar e milho.
9. Telhado verde
O telhado verde é um telhado ecológico, feito com cobertura de plantas. Ele tem ganhado muito espaço nos condomínios e nas casas sustentáveis.
10. Energia solar
Diversos projetos de energia solar já vêm sendo desenvolvidos pela indústria da construção civil. Geralmente, utiliza-se a energia solar fotovoltaica e térmica.
11. Isolamento de PET
O isolamento com lã de PET é ideal para criar uma barreira de proteção contra o calor em subcoberturas de auditórios, galpões, telhados e outros locais. Ele pode ser utilizado em diversos projetos arquitetônicos.
12. Manta reciclada
A manta reciclada foi desenvolvida para oferecer maior isolamento acústico aos ambientes e evitar que a vibração passe para o andar de baixo.
CMC Modular: uma empresa que promove a sustentabilidade
Gostou das dicas de materiais sustentáveis na construção civil que podem ser usados na sua obra? Se estiver em busca de novas soluções para o seu projeto, conheça a CMC Modular.
A empresa investe em equipamentos de ponta e ideias sustentáveis, inovadoras e modernas, com o objetivo de atender às expectativas dos clientes mais exigentes.
Entre em contato com nossos especialistas para saber mais sobre os nossos serviços.
Gostou deste artigo? Então, acesse o nosso blog e confira assuntos semelhantes:
- Inovações na construção civil: conheça os benefícios da tecnologia para o setor
- Casa sustentável: entenda conceito e vantagens – CMC Modular
- Empresas de construção modular: Conheça a CMC