Indústria 4.0: confira o conceito, os benefícios e as tecnologias
A indústria 4.0 implica a aplicação de tecnologias para otimização de tempo e produção em diversos setores, inclusive na construção civil.
Portanto, é muito importante conhecer a aplicação dos novos recursos e entender o que as construtoras ganham ao investir nessas ferramentas.
Neste artigo, destrinchamos esse conceito, bem como as principais aplicações no segmento da construção. Além disso, tratamos das vantagens que podem ser obtidas pelas empresas desse campo e da necessidade de adequação diante das necessidades do mercado. Confira!
O que é a indústria 4.0?
A indústria 4.0, também conhecida como 4ª Revolução Industrial, envolve o uso de tecnologias avançadas, a exemplo de robótica, internet das coisas e computação em nuvem. Esse fenômeno altera o funcionamento das etapas de produção e os modelos de negócios.
Dessa forma, a indústria 4.0 é marcada pela integração entre a tecnologia e o mundo em que a gente vive por meio de recursos tecnológicos físicos e digitais. Como resultado, a adoção de ferramentas de automação gera melhoria nos processos e no incremento da produtividade.
Essa otimização na produção também acarreta na redução de custos – a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) avalia que a adoção dos conceitos da indústria 4.0 gera uma economia de R$ 73 bilhões ao ano, devido à diminuição dos gastos em energia, manutenção de máquinas e eficiência produtiva.
Quais são as novas tecnologias que compõem a indústria 4.0?
Entre as principais tecnologias que se destacam no contexto da indústria 4.0 estão:
- robótica avançada: conjunto de tecnologias direcionadas para a realização de tarefas complexas por meio de dispositivos que atuam de maneira autônoma, seja de forma parcial ou total, e que ainda interagem com objetos ou pessoas
- Inteligência artificial: é um campo dentro da área da Ciência da Computação que permite que sistemas simulem ações humanas, como aprender e tomar decisões de maneira autônoma
- computação em Nuvem: trata-se da distribuição de serviços de computação, que envolve servidores, bancos de dados, armazenamento, redes, análises, software e inteligência, com uso de um centro de processamento de dados (data center), a fim de proporcionar maior mobilidade
- Big data: é um conjunto de técnicas de estatística e de aprendizagem de máquina, usado para atuar com dados com maior volume e complexidade, que não podem ser processados pelo software tradicional
- Internet das coisas: interação entre dispositivos por meio de uma infraestrutura organizada em redes, com o objetivo de controle ou monitoramento remoto e tendo como consequência ganhos de eficiência.
Quais são os impactos positivos da indústria 4.0 na construção civil?
Para a construção civil, a adoção de tecnologias inovadoras contribui para o atendimento a demandas de produção, resultando em vantagens como o aumento da produtividade e a redução de desperdícios. Entenda mais a seguir.
Otimização de tempo
A aplicação de recursos tecnológicos permite que as construtoras aumentem o ritmo das obras. Com a simplificação dos processos, também é possível que as empresas diminuam os prazos de entrega, o que contribui para melhorar a imagem da sua corporação em um mercado tão competitivo.
Redução de desperdícios
De outro modo, é possível destacar que, com a adoção de novas técnicas, é possível obter maior controle do uso de materiais e reduzir os desperdícios nas construções. Além disso, é possível alcançar um rendimento da mão de obra superior, atingindo ainda um melhor custo-benefício.
Aumento da produtividade
Seja qual for o porte da sua empresa e o tamanho da obra, o uso de tecnologias da indústria 4.0 impacta a produtividade. A integração e a digitalização podem oferecer vantagens, a exemplo da redução de falhas e do aumento da eficiência nas atividades do canteiro de obras.
Melhoria da qualidade
A aplicação de metodologias inovadoras também pode resultar no aperfeiçoamento da qualidade das construções entregues aos seus clientes. Além do mais, a tendência ainda é de aumentar a qualificação profissional, a fim de lidar com as novas tecnologias e obter melhores soluções.
Principais aplicações da indústria 4.0 na construção civil
Entre as práticas da 4ª Revolução Industrial mais utilizadas na construção civil, podemos citar o software BIM, a impressão 3D, a industrialização da construção e o sistema de gerenciamento de obras. Confira a seguir.
Software BIM
O Building Information Modeling (BIM) é um tipo de modelagem que trabalha com modelos 3D, que são mais autênticos em relação ao produto final do que o tradicional 2D.
Portanto, o uso de um software BIM permite visualizar todas as etapas de uma construção por meio da modelagem 3D. Dessa maneira, é possível conquistar maior percepção sobre o projeto, dar mais rapidez ao andamento dos processos e otimizar o gerenciamento da obra.
Sistema de gerenciamento de obras
Contar com um sistema de gerenciamento de obras (ERP) também é uma vantagem para muitas construtoras. O uso dessa tecnologia possibilita o armazenamento e a troca de informações relevantes. Tal como esse recurso facilita a tomada de decisões estratégicas , reduz os custos e aumenta a produtividade das construções.
Industrialização da construção
A industrialização da construção civil ocorre quando uma linha de montagem é utilizada para substituir o canteiro de obras de uma construtora. Nesse processo, os materiais que serão utilizados são adquiridos pré-prontos e encaminhados apenas para montagem, assim como acontece nas empresas automobilísticas.
Essa prática possibilita variadas otimizações dentro da obra, além de ter suas vantagens, sendo possível escolher materiais mais resistentes, diminuir gastos desnecessários, melhor uso do tempo, etc.
Impressão 3D
Sistemas de impressão 3D podem ser usados na construção civil para concepção de maquetes impressas, em escala reduzida, a fim de ajudar os profissionais a visualizar o empreendimento e ainda mostrar o protótipo aos possíveis clientes.
Também pode ser utilizada a tecnologia contour crafting, técnica que permite a elevação de torres sem a ação humana direta, sendo necessário apenas um computador, a fim de construir de maneira automática unidades habitacionais, com mais rapidez e economia.
Ademais, o concrete printing é mais um método de impressão 3D que possibilita a extrusão de argamassa e cimento, com o uso de apenas uma máquina.
Será essa mais uma ferramenta que ditará tendência no setor de construção civil?
Indústria 4.0 vai ditar o futuro da construção civil
Diante um mercado competitivo como o da construção civil, as empresas precisam se adaptar gradualmente ao uso de novas tecnologias para apresentar aos seus clientes soluções mais adequadas, baratas e rápidas.
Nesse contexto, é interessante elaborar processos em prol da integração de recursos tecnológicos ao fluxo de trabalho e investir no aprendizado do uso dessas ferramentas. Ainda é fundamental contratar soluções de qualidade para que a sua construtora consiga atender aos prazos e cumprir com o orçamento das obras.
Conheça a CMC
Localizada no município de Mirassol, interior do estado de São Paulo, a CMC é uma empresa especializada em soluções construtivas de espaços modulares, com uma linha completa de produtos para atender os setores da construção civil, petróleo e gás, recursos naturais, eventos, entre outros.
Nossos produtos destacam-se pela agilidade na montagem, flexibilidade modular e mobilidade e garantia de qualidade por meio de um processo produtivo com rígido sistema de controle e aplicação de materiais de primeira linha.
Estamos sempre buscando a melhoria contínua dos processos, produtos e serviços pela eficácia do Sistema de Gestão, respeitando o meio ambiente e atendendo às expectativas dos clientes e aos requisitos aplicáveis.
Para saber mais informações, entre em contato conosco.
Gostou de entender mais sobre a indústria 4.0 e seus impactos na construção civil?