NBR 15873: saiba tudo sobre a Norma de Coordenação Modular para edificações
As novas técnicas construtivas têm permitido o desenvolvimento de edificações mais modernas e com elementos e componentes múltiplos. Com o aumento da demanda por processos inovadores, surgiu também a necessidade de melhorias estruturais e elaboração de normas e regras construtivas.
Uma delas é a Norma de Coordenação Modular para Edificações (NBR 15873). Em vigor desde 2010, ela faz parte das ações que incentivam a industrialização no setor da construção civil.
Vale salientar que a construção modular traz muitas vantagens às construções, como redução dos custos de obra, aumento da produtividade e possibilidade de realizar um grande volume de obras, em curto espaço de tempo, como as de habitações populares.
Quer entender melhor o que significa essa norma? Então, leia este artigo que preparamos para você.
NBR 15873: conheça as principais definições
A Norma de Coordenação Modular para Edificações especifica padrões de medida para módulos básicos e define termos e princípios para obras modulares. O seu conceito se aplica tanto ao projeto inicial quanto à construção de edificações de diversos tipos e à produção dos componentes que fazem parte da construção.
Ela foi criada pela Comissão de Estudo de Coordenação Modular do Comitê Brasileiro da Construção Civil (CB-02), da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Além disso, sua formulação contou com a participação do Comitê de Tecnologia e Qualidade, estrutura do Sindicato da Indústria da Construção Civil de São Paulo (SindusCon-SP).
Existem seis normas internacionais de base que ajudaram a criar a NBR 15873. São elas:
- ISO 1791/1983
- ISO 1006/1983
- ISO 6513/1982
- ISO 6514/1982
- ISO 10400/1983
Todas as normas citadas direcionam os seus esforços a definir diretrizes para a concepção e a construção de empreendimentos modulares.
Vale dizer que esse tema tem voltado à discussão dentro do setor civil por conta da necessidade de aliar produtividade com redução de custos. Não por acaso, esse sistema está cada vez mais presente no desenvolvimento de empreendimentos imobiliários, com plantas flexíveis que buscam atender à demanda de todo o mercado.
Propósito da norma
O propósito da NBR 15873 é estabelecer parâmetros de compatibilização dimensional de componentes, que são os produtos manufaturados e de elementos construtivos, definidos por um projeto.
Ou seja, a ideia principal é fazer com que os componentes e sistemas tenham medidas padronizadas, de maneira industrial. Ou seja, os módulos dos projetos são padronizados, de forma racional, e com uma alta produtividade.
Módulo básico
A norma institui, como medida-padrão, que os módulos básicos tenham uma referência de dimensão. Essa dimensão é de 100 mm, ou 10 cm.
Aplicação da norma
A coordenação modular aplica-se em quaisquer projetos de edificação, bem como nos componentes construtivos que englobam a construção.
Mas é importante frisar que a Norma de Coordenação Modular não é obrigatória. Contudo, ela assegura que projetistas, arquitetos e fabricantes, responsáveis pela produção dos componentes da construção, possam aplicar ABNT NBR 15873 quando for preciso.
De que forma a NBR 15873 beneficia o setor da construção civil?
Para que você possa entender melhor, a NBR 15873 pode beneficiar a construção civil de diversas formas. Ao reunir 25 normas técnicas de coordenação modular, ela vai ao encontro com os estímulos e investimentos da construção civil em relação à industrialização. Mas de que forma?
Ao padronizar as dimensões dos elementos da obra, as peças e os componentes de uma edificação, é possível evitar retrabalho e ajustes futuros. Também é possível reduzir os custos e tempo total para a finalização de uma obra, além de aumentar a produtividade no canteiro de obras.
Em suma, ela é importante, pois:
- racionaliza as medidas dos componentes construtivos durante a sua fabricação;
- simplifica os processos de construção no canteiro de obras;
- possibilita uma maior intercambialidade de componentes em novas construções e em reformas futuras;
- auxilia no trabalho de projetistas;
- orienta e facilita o processo de montagem;
- melhora o desenvolvimento de novos produtos.
Sabe-se que toda edificação na etapa de construção requer uma quantidade significativa de materiais, como blocos, telhas, esquadrias, estacas, pisos, elementos pré-fabricados etc. Existem também os elementos decorativos, como itens de acabamento, painéis pré-fabricados de fachada e revestimentos diversos que podem tornar o processo construtivo ainda mais complexo.
Quando todas essas partes se encaixam perfeitamente, é possível evitar imprevistos no canteiro de obras. Elas irão se combinar com um grande quebra-cabeça e promover um ritmo de construção mais veloz.
Ou seja, ao adequar as dimensões dos módulos em uma obra, é possível aumentar o rendimento, melhorar a qualidade da construção e facilitar a manutenção, se for preciso.
Quer adequar os seus projetos a essa norma? A NBR 15873 pode ser adquirida diretamente no site da ABNT.
CMC Modular: uma empresa que preza pela segurança e pelo cumprimento das normas técnicas
A CMC Modular é uma empresa com atuação nacional, que oferece soluções industrializadas para ambientes modulares. Temos um compromisso firmado com nossos clientes, parceiros e colaboradores, o que se reflete no nosso trabalho.
É por isso que buscamos constantemente melhorar nossos resultados, por meio da prestação de um serviço de excelência. E quando se trata de qualidade, saúde e segurança, atendemos aos mais rígidos requisitos e critérios.
Além disso, temos diversas certificações dentro da construção civil, o que reflete nosso interesse em trazer satisfação aos clientes e proteção aos colaboradores.
Quer saber mais sobre nossa empresa? Acesse o nosso site, entre em contato com um dos especialistas e tire todas as suas dúvidas sobre nossos projetos e nossa forma de atuação. Aguardamos o seu contato.
Gostou deste artigo? Então, acesse o nosso blog e confira assuntos semelhantes:
- Hotel modular: vantagens e possibilidades para o setor
- Tecnologia aplicada aos módulos habitacionais: saiba mais
- Empresas de estruturas metálicas: destacando o seu projeto no mercado