Sistemas construtivos: conheça os 6 tipos mais populares e suas vantagens

Sistemas construtivos são os métodos utilizados na realização de uma obra a partir das especificações de cada projeto.

Durante muito tempo, apenas a alvenaria convencional dominou a construção civil, mas hoje, com o avanço da tecnologia, outros modelos surgiram e estão ganhando cada vez mais popularidade.

Quer saber quais são os tipos de sistemas construtivos e quando utilizá-los em seus projetos? Continue lendo este artigo, pois explicamos cada um.


Alvenaria convencional

A alvenaria convencional é o sistema construtivo mais comum no Brasil, sendo aquele tradicional que utiliza tijolos, cimento e outros materiais.

Nesse modelo, constrói-se primeiro a estrutura com vigas, pilares e lajes de concreto para, em seguida, vedar e dividir o ambiente com blocos cerâmicos.

Suas vantagens são:

  • Larga disponibilidade de materiais
  • Mão de obra mais acessível
  • Suporta construções médias e grandes
  • Facilidade de fazer reforma

Sistemas construtivos


Quando optar pela
alvenaria convencional

A alvenaria convencional, apesar de suas vantagens, apresenta algumas desvantagens, tais como:

  • Grande desperdício de materiais
  • Grande ocorrência de imprevistos
  • Largo tempo de entrega
  • Falta de sustentabilidade

Portanto, é melhor optar por esse método construtivo tradicional em projetos com orçamento limitado ou prazo de entrega longo.


Alvenaria estrutural

A alvenaria estrutural é outro modelo bem conhecido no mundo — grandes obras, como a Muralha da China, utilizaram esse sistema construtivo, que consiste em usar blocos de cerâmica ou concreto para fazer a parte estrutural e a de vedação. Sendo assim, o projeto hidráulico e o elétrico devem ser planejados antes da obra para ficarem embutidos nas paredes.

Esse modelo reúne algumas vantagens como:

  • Mais agilidade na construção
  • Construção mais simples
  • Menos desperdício de materiais
  • Boa resistência ao fogo


Quando optar pela
alvenaria estrutural

Esse é um modelo que atende, sobretudo, projetos de pequena escala. Então, você pode escolhê-lo para construções de até quatro andares.

Além disso, apesar de economizar com matéria-prima, esse modelo exige uma mão de obra especializada e mais cara; sendo assim, você precisa olhar a disponibilidade de seu orçamento.

Ademais, como não é possível derrubar uma parede sem ter um suporte para a estrutura, então, o ideal é utilizá-lo em construções que não precisem de mobilidade.

 

 

 

Construção em madeira

Também conhecido como Wood Frame, esse é um dos sistemas construtivos mais populares nos Estados Unidos, porém pouco utilizado no Brasil devido ao nosso clima tropical com alta umidade.

Consiste em um modelo que utiliza perfis de madeira — em geral, de reflorestamento, como o tipo Pinus — com proteção autoclavada contra cupins e umidade, além de chapas OSB que servem para reduzir deformações.

Seus benefícios são: 

  • Grande sustentabilidade
  • Ótimo isolamento acústico e térmico
  • Agilidade na construção
  • Baixo custo


Quando optar pela construção de madeira

Nesse modelo, o que mais determina a escolha é o clima.

Mesmo o Wood Frame sendo impermeabilizado, esse não é um dos sistemas construtivos mais recomendados para locais úmidos.

Além disso, há a questão de o sistema ter um limite de pavimentos (geralmente, cinco), então, é ideal para obras menores.

Ademais, a mão de obra precisa ser especializada, aumentando um pouco o custo com o projeto.


Light Steel Frame

O Light Steel Frame é um sistema construtivo parecido com o Wood Frame, mas o aço substitui a madeira neste caso.

O modelo utiliza perfis de aço galvanizado para sustentar a estrutura e finaliza a construção com madeira, drywall ou placas cimentícias.

Ele é vantajoso pois apresenta:

  • Alta agilidade
  • Limpeza no canteiro de obras
  • Grande resistência
  • Alta precisão
  • Isolamento acústico e térmico
  • Volume pequeno de resíduos


Quando optar pelo
Light Steel Frame

O Steel Frame é um dos sistemas que mais tendem a crescer nos próximos anos devido às suas vantagens, mas, por enquanto, o sistema exige uma mão de obra especializada que ainda está em escassez no Brasil.

Então, haverá procura e custo maiores com profissionais — o que pode ser compensado pelo menor gasto com materiais e menos tempo de obra.

Ademais, o modelo tem um limite de pavimentos, assim como a construção em madeira; portanto, é ideal para construções menores.

Sistemas construtivos

 

Concreto pré-moldado

O modelo construtivo de concreto pré-moldado utiliza paredes de concreto armado e é popular em diversos tipos de edificações.

Em resumo, fabrica-se o concreto com base no projeto fora da obra, colocando o material em um molde e depois transferindo para um rigoroso controle. Posteriormente, essa peça será transportada para a área de construção para ser usada.

Suas instalações elétricas e hidráulicas são embutidas, então não é preciso quebrar as paredes para colocar as tubulações.

Apresenta bons benefícios, como:

  • Pouco desperdício de material
  • Agilidade na construção
  • Versatilidade
  • Alta durabilidade


Quando optar pelo concreto pré-moldado

Enquanto os outros sistemas construtivos (com exceção da alvenaria tradicional) são mais vantajosos em construções de menor porte, o concreto pré-moldado serve melhor em construções de larga escala.

Além disso, se o seu projeto exige muita flexibilidade, este também não é o modelo mais indicado, pois não será possível fazer grandes mudanças nas paredes depois.

Ainda há a questão de os isolamentos acústico e térmico não serem tão eficazes, então opte por este modelo quando o ambiente tiver temperaturas amenas ou invista em uma boa climatização do lugar, bem como em isolantes sonoros.

[Steel Frame: seu telhado com tecnologia e segurança]

Sistemas construtivos - eBook: Steel Frame de A a Z


Construção pré-fabricada

A construção pré-fabricada se destaca na frente das outras pela sua agilidade e flexibilidade no projeto, pois a maior parte da obra é realizada na fábrica.

Basicamente, o projeto é realizado e encaminhado para a fábrica responsável. Essa, por sua vez, vai fabricar as peças com alta precisão para transferir para o canteiro de obras em seguida. Por fim, efetua-se a montagem no local.

Este está entre um dos sistemas construtivos mais vantajosos por ser:


Quando optar pela construção pré-fabricada

A construção pré-fabricada exige mão de obra qualificada, a qual ainda está escassa no Brasil, então você pode ter dificuldade de encontrar profissionais caso esteja com pressa.


CMC é referência em soluções construtivas

Localizada no município de Mirassol, interior do estado de São Paulo, a CMC é uma empresa especializada em soluções construtivas de espaços modulares.

Nossos produtos destacam-se pela agilidade na montagem, flexibilidade modular e mobilidade e garantia de qualidade por meio de um processo produtivo com rígido sistema de controle e aplicação de materiais de primeira linha.

Nosso propósito é atender os requisitos dos nossos clientes entregando produtos e serviços com a máxima qualidade, sem deixar de respeitar o meio ambiente.


Conheça nossas soluções

Oferecemos uma linha completa de produtos para atender aos setores da construção civil, petróleo & gás, recursos naturais, eventos e entre outros.


Entre em contato conosco

Agora que você conheceu os diferentes tipos de sistemas construtivos, deseja conhecer mais acerca dos nossos produtos e serviços? Entre em contato conosco e saiba mais.


Gostou deste artigo? Confira também: