Sistema steel frame: o que é, como funciona e quais são as vantagens
Você já imaginou uma construção sem tijolos? O sistema steel frame substitui os tradicionais blocos por uma estrutura de aço galvanizado.
Apesar de parecer uma novidade, esse método construtivo surgiu há quase dois séculos e já é bem popular em outros países, como o Japão.
O modelo ganhou mais popularidade no Brasil há pouco tempo, mas já surpreende com a sua qualidade, rapidez e sustentabilidade nas obras.
Neste artigo, conheça a história do light steel frame, as principais normas técnicas e quais são as suas vantagens.
O que é o sistema steel frame?
O sistema steel frame é um método construtivo moderno que utiliza perfis de aço galvanizado para erguer edificações. Sendo assim, não há uso de tijolos ou concreto para levantar a estrutura, como no modelo tradicional, e o remate da construção é realizado com placas, que podem ser de:
- madeira;
- cimento
- alumínio composto;
- drywall.
Como surgiu esse método construtivo?
O sistema steel frame não é exatamente uma invenção atual: ele se faz presente desde os primórdios do século XIX, quando os colonizadores americanos levantaram diversas habitações de madeira — conhecidas como wood frame.
Na época, a população dos Estados Unidos estava crescendo com o processo de expansão e conquista de território, sendo necessário um modelo mais rápido e eficiente que o tradicional.
Posteriormente, o país desenvolveu mais a indústria do aço, o steel frame ganhou forma e o metal substituiu a madeira.
Logo após a Segunda Guerra Mundial, a produção do aço cresceu ainda mais, e o modelo passou a ser aplicado no Japão e em outros lugares do mundo.
As estruturas metálicas começaram a ser utilizadas no Brasil somente a partir do ano de 1998, mas sua popularidade, devido às suas grandes vantagens, não para de crescer.
eBook: Steel Frame de A a Z
Como funciona o sistema steel frame?
Inicialmente, o sistema steel frame começa como na alvenaria: com o projeto. Dessa forma, é indicado planejar a construção de acordo com as exigências do cliente e outros fatores técnicos para, assim, a demanda passar para uma indústria.
Na fábrica, é aplicado um revestimento de zinco sobre as placas de aço, a fim de evitar a corrosão, em um processo conhecido como galvanização. Em seguida, fabricam-se as estruturas metálicas segundo a solicitação da construtora.
Voltando ao canteiro de obras, após a fundação da edificação (normalmente do tipo radier), o esqueleto do steel frame é montado.
Logo depois, o remate da construção é realizado com placas de madeira, cimento, alumínio composto, drywall ou outras.
Normas técnicas para construções steel frame
Embora o sistema steel frame não tenha normas específicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) sobre a sua montagem, quem é da área precisa se atentar às normas de referência, tais como:
NBR | Nome | O que diz |
6.355:2012 | Perfis estruturais de aço formados a frio — Padronização | Refere-se à padronização dos processos com os perfis estruturais de aço confeccionados a frio com seção transversal aberta. São as obrigações do sistema steel frame relacionadas ao contato com a matéria-prima. |
14.715:2010 | Chapas de gesso acartonado | Determina as obrigações referentes aos revestimentos de chapas de gesso para drywall do steel frame. |
14.762:2010 | Dimensionamento de estruturas de aço constituídas por perfis formados a frio | Direciona o dimensionamento, à temperatura ambiente, das peças de aço. |
15.217:2018 | Perfilados de aço para sistemas construtivos em chapas de gesso para drywall — Requisitos e métodos de ensaio | Lista os requisitos e métodos de ensaio dos perfilados de aço utilizados nos sistemas construtivos em chapas de gesso para drywall — utilizada, sobretudo, nos revestimentos. |
15.253:2014 | Perfis de aço formados a frio, com revestimento metálico, para painéis estruturais reticulados em edificações — Requisitos gerais | Estabelece as obrigações gerais e os métodos de ensaios para os perfis de aço formados a frio, com revestimento metálico, para painéis utilizados em edificações de maneira estrutural. |
15498:2016 | Placa de fibrocimento sem amianto — Requisitos e métodos de ensaio | Define requisitos, métodos de ensaio e condições de recepção das placas de fibrocimento reforçadas com fibras, fios, filamentos ou telas — com exceção de fibras de amianto. |
Steel frame x alvenaria: quais são as diferenças?
A diferença da construção steel frame para a alvenaria está, principalmente, na matéria-prima principal das edificações.
Enquanto o concreto e o tijolo são os principais materiais na alvenaria, o aço galvanizado é o destaque do sistema steel frame.
Como são dois materiais bem diferentes, há diversas distinções na construção, tais como:
- Duração da obra: a agilidade da indústria garante uma entrega mais rápida que o sistema tradicional.
- Resistência: a qualidade das estruturas de aço é superior ao modelo convencional.
- Mão de obra: a do steel frame é mais especializada que a da alvenaria.
Enfim, são dois modelos construtivos distintos e cada um conta com as suas respectivas características.
Quais as vantagens do steel frame na construção civil?
As grandes vantagens do sistema steel frame são responsáveis por o modelo ganhar cada vez mais destaque na construção civil. Conheça algumas delas:
Agilidade
O modelo surgiu para suprir a grande demanda resultante do largo crescimento da população americana, sendo uma alternativa bem mais veloz que a tradicional.
Como a estrutura é fabricada na indústria e não confeccionada peça por peça, algumas casas são finalizadas em 15 dias ou menos.
Resistência
O aço galvanizado é um material extremamente resistente, então o imóvel ganha uma durabilidade maior que os convencionais, podendo durar de 300 a 400 anos.
Isolamento térmico e acústico
A estrutura é marcada pelo bom isolamento térmico e acústico em seu interior, deixando a edificação confortável e aconchegante.
Sustentabilidade
Além de produzir pouco entulho e evitar desperdício, há menos gasto de água e outras matérias-primas. Portanto, o modelo ajuda o meio ambiente e ainda diminui a emissão de CO2.
E as desvantagens?
Como nenhum modelo é perfeito, o sistema steel frame também apresenta suas desvantagens. Veja:
Mão de obra especializada
O modelo ainda não é tão comum, portanto a mão de obra especializada acaba sendo escassa no país; com isso, você pode encontrar dificuldades em contratar profissionais para sua obra.
Estrutura leve
Embora existam edifícios grandes, como o Willis Tower, que tem 101 andares, o modelo é mais viável em prédios de até 5 andares, devido à sua estrutura leve.
Onde aplicar o steel frame?
Atualmente, existem dezenas de construções em que o sistema pode ser aplicado com sucesso.
Confira algumas delas:
- Casas;
- Prédios;
- Instituições de ensino;
- Galpões logísticos;
- Lojas;
- Shoppings.
Steel frame no Brasil: confira projetos para se inspirar
Ainda que o modelo não seja tão comum no Brasil, você pode encontrar diversas inspirações. Conheça algumas:
Casa em Santana de Parnaíba, São Paulo
A arquiteta do escritório Fernanda Fernandes realizou o desejo de seus clientes e entregou muita rapidez, limpeza e organização no seu projeto.
Casa na Cidade Jardim, São Paulo
Casa com 190 m² pronta em somente 40 dias? Sim, a Duda Porto mostrou ser possível com o sistema steel frame. Projetou uma linda residência sustentável, rápida e limpa.
Rio Media Center – Olimpíadas de 2016
Quando as Olimpíadas de 2016 precisaram de um projeto rápido e de qualidade, o sistema steel frame foi utilizado, e o resultado foi um prédio finalizado em somente 60 dias.
Steel frame na CMC
A CMC é uma empresa especializada em construções industrializadas e entrega a máxima qualidade em cada um dos seus produtos.
Além disso, oferecemos soluções como o light steel frame, trazendo agilidade e eficiência em todos os projetos dos nossos clientes.
Entre em contato conosco e solicite seu orçamento.
Conheça a CMC
Localizada no município de Mirassol, interior do estado de São Paulo, a CMC é uma empresa especializada em soluções construtivas de espaços modulares, oferecendo uma linha completa de produtos para atender aos setores da construção civil, petróleo & gás, recursos naturais, eventos, entre outros.
Nossos produtos destacam-se pela agilidade na montagem, flexibilidade modular e mobilidade e garantia de qualidade por meio de um processo produtivo com rígido sistema de controle e aplicação de materiais de primeira linha.
Estamos sempre buscando a melhoria contínua dos processos, produtos e serviços com a eficácia do Sistema de Gestão, respeitando o meio ambiente e atendendo às expectativas dos clientes e aos requisitos aplicáveis.