Industrialização da construção civil: o que é, benefícios e tecnologias
Com a constante evolução das máquinas e a ascensão da indústria 4.0, surge o conceito de industrialização da construção civil, que tem como principal objetivo automatizar e agilizar os processos desse setor.
De modo a tornar essa industrialização possível, foram desenvolvidas algumas técnicas construtivas avançadas que cada vez mais invadem a construção civil brasileira.
Deseja saber mais acerca desses sistemas construtivos e suas oportunidades? É só continuar lendo este artigo!
O que é industrialização da construção civil?
A industrialização da construção civil visa aumentar a produtividade e a agilidade nos canteiros de obras aplicando a famosa técnica da linha de montagem, utilizada nas fábricas. Ou seja, ela busca automatizar e sequenciar ao máximo os processos, especializar a mão de obra e introduzir o uso de peças pré-fabricadas.
Desse modo, a construção deixa de depender 100% da mão de obra interna, que tradicionalmente é responsável por todas as etapas construtivas, tais como preparo do terreno e montagem das estruturas.
Como é sua utilização na prática?
A industrialização da construção civil elimina de diversos processos realizados em canteiros de obras tradicionais, afinal grande parte dos materiais e estruturas chega pronta ao local, uma vez que são fabricados antes do início da construção.
Portanto, em vez de erguer tijolo por tijolo, por exemplo, há somente a necessidade de encaixar uma parede pré-fabricada.
Além disso, todos os processos são realizados seguindo um sequenciamento rígido, tornando necessária a integração dos operários em um único sistema.
Por fim, há também a implementação do uso de softwares e máquinas, as quais dispensam boa parte da mão de obra, ao mesmo tempo que facilitam a montagem das peças e aceleram o processo construtivo.
A industrialização da construção civil no Brasil
Por mais que haja uma série de vantagens em investir na industrialização da construção civil, esse processo ainda não é comum no Brasil.
Basta visualizar um canteiro de obras no país para perceber a ampla utilização de técnicas e processos tradicionais.
Contudo, é importante salientar que investir em sistemas industrializados trará somente benefícios ao setor, tanto em questões econômicas quanto em ambientais.
Por exemplo, a ampliação do uso de máquinas consegue aumentar a produtividade, uma vez que otimiza o transporte e a montagem das peças.
Além disso, substituir a construção de estruturas no canteiro de obras pelo uso de peças modulares diminui os impactos ambientais causados por esse setor.
Portanto, saiba que investir nesse sistema no Brasil não é algo impossível, basta superar um obstáculo de cada vez, até o momento em que essas técnicas se tornem populares.
Quais são as oportunidades da industrialização da construção civil?
A industrialização da construção civil gera uma série de vantagens, tanto para a empresa que adota essas técnicas quanto para seus profissionais e clientes.
Conheça os benefícios principais dessas técnicas:
Agilidade
Promover essa industrialização ocasiona no aumento da produtividade no canteiro de obras, pois diversos processos são eliminados ou automatizados.
Dessa forma, a construção se torna mais ágil, permitindo que as obras sejam finalizadas em menos tempo.
Segurança
Os processos realizados em obras industrializadas tendem a ser mais rigorosos e precisos, o que provoca a especialização dos profissionais e reduz os riscos no canteiro de obra.
Menos desperdício
Além de proporcionar maior segurança no canteiro de obras, a precisão dessas etapas diminui os desperdícios de matérias-primas e recursos.
Inclusive, essas características tornam a sua obra mais sustentável.
Quais tecnologias ajudam na industrialização da construção?
Ficou interessado na industrialização da construção civil e deseja aplicá-la em suas obras? Para isso, será necessário incrementar algumas tecnologias que aumentam a agilidade da construção, padronizando ou eliminando processos.
Abaixo, você descobrirá 4 técnicas muito utilizadas nesse setor:
1. Banheiros prontos
Mesmo que sua aplicação seja mais comum na criação de residências completas, também é possível utilizar a construção civil modular para desenvolver banheiros com metais, louças e revestimentos.
A industrialização da construção civil permite diminuir o tempo e os recursos gastos com a construção de banheiros.
2. Kits hidráulicos e elétricos
Com esses kits, é possível pular para a etapa final de instalação dos sistemas hidráulicos e elétricos: a montagem, agilizando esse processo.
3. Paredes de concreto moldadas in loco
Diferentemente dos sistemas construtivos pré-fabricados (que você verá a seguir), as estruturas utilizadas nessa técnica são criadas no próprio canteiro de obras.
No entanto, as paredes de concreto moldadas in loco entram nessa lista por dispensar o uso de materiais como vigas, alvenaria e reboco, reduzindo o tempo de construção.
4. Sistemas construtivos
A última tecnologia dessa lista são os sistemas construtivos, que englobam técnicas como construção modular, Steel frame e Drywall.
Por mais que haja algumas divergências, a ideia principal é a mesma: utilizar peças modulares pré-fabricadas, de modo a agilizar a construção.
Além disso, esses processos costumam ser:
- Econômicos
- Sustentáveis
- Seguros
- Personalizados e precisos
[Miniguia da construção offsite]
Como pensar na industrialização ainda na fase do projeto
Para ser possível aplicar esse conceito em suas obras, é necessário um planejamento eficiente e completamente voltado a essas técnicas, desde a fase inicial do projeto.
Afinal, é nessas primeiras etapas que são determinados o tamanho de cada peça modular, a geografia do canteiro de obras e a padronização dos processos.
Todavia, caso ocorra um erro — por menor que seja — a obra poderá ter grandes prejuízos e problemas.
Por exemplo, um cálculo errado pode provocar a perda de peças modulares que, além de gerar gastos extras, atrasam o andamento da obra.
Além disso, o mau planejamento do canteiro de obras pode dificultar o acesso dos caminhões que transportam as peças ou causar falta de espaço de armazenamento.
Para evitar dor de cabeça e permitir a industrialização correta da obra, o ideal é prestar muita atenção ao projeto, desde as suas fases iniciais.
Como a tecnologia BIM pode ajudar na industrialização da construção civil?
Por meio de softwares, a tecnologia BIM (Building Information Modeling) integra e organiza todas as informações de um projeto, possibilitando a criação de um modelo 3D detalhado da obra.
Esse sistema permite que os profissionais visualizem o esquema como um todo, auxiliando na criação do projeto com as peças modulares.
Com isso, a obra ganha muita eficiência, além de reduzir ainda mais as chances de erros durante a padronização dos módulos ou na fase de montagem.
Nota final
A tendência é que a industrialização da construção civil ganhe cada vez mais espaço nesse setor, promovendo transformações incríveis no mercado.
Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar você.
Conheça a CMC
Localizada no município de Mirassol, interior do estado de São Paulo, a CMC é uma empresa especializada em soluções construtivas de espaços modulares, com uma linha completa de produtos para atender os setores da construção civil, petróleo & gás, recursos naturais, eventos, entre outros.
Nossos produtos destacam-se pela agilidade na montagem, flexibilidade modular e mobilidade e garantia de qualidade por meio de um processo produtivo com rígido sistema de controle e aplicação de materiais de primeira linha.
Estamos sempre buscando a melhoria contínua dos processos, produtos e serviços pela eficácia do Sistema de Gestão, respeitando o meio ambiente e atendendo às expectativas dos clientes e aos requisitos aplicáveis.